São Paulo, sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Índice

Deputados aprovam projeto que cria instituto de museus

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Câmara dos Deputados aprovou ontem projeto de lei do governo que cria o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura com a finalidade de fiscalizar e criar normas para o funcionamento dos museus do país, hoje tarefa a cargo de um departamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O projeto prevê a criação de 425 cargos efetivos e outros 419 comissionamentos (de livre indicação) no novo órgão e em outras áreas do ministério. O custo adicional previsto é de R$ 22 milhões anuais a partir de 2009. O texto tem que ser votado ainda pelo Senado.
O governo diz que o Ibram promoverá a "ampliação da arrecadação pelos museus públicos, geração de emprego e renda, exploração do turismo, democratização do acesso aos bens culturais, desenvolvimento cultural, educacional e científico do país". A meta é dobrar, em dois anos, a arrecadação dos museus do ministério, hoje de R$ 2,8 milhões ao ano.


Texto Anterior: Com verba do BID, festival começa com 5 anos de atraso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.