São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

FILMES

Karatê Kid 3 - O Desafio Final
Record, 14h.
(Karate Kid 3). EUA, 89, 109 min. Direção: John G. Avildsen. Com Ralph Macchio, Noriyuki Pat Morita. Novo desafio para Ralph Macchio, promovido por um inimigo que ele destruiu e agora tenta descolar um grande lutador para enfrentar o jovem carateca.

A Odisséia
SBT, 14h15.
(The Odissey). EUA/ Europa, 97, 165 min. Direção: Andrei Konchalovsky. Com Armand Assante, Greta Scacchi. Para reconstituir "A Odisséia", esta minissérie recorre a atores de mais ou menos toda a Europa, inclusive da própria Grécia. O conjunto foi confiado ao russo Konchalovsky. A história, devida a Homero, é a de Odisseu (Assante), que, punido pelos deuses, é obrigado a errar, sem possibilidade de retornar à sua casa, onde o espera Penélope (Scacchi). A conferir.

O Trapalhão e a Luz Azul Globo, 16h. Brasil, 99. Direção: Paulo Aragão e Alexandre Boury. Com Renato Aragão, Dedé Santana. A base é um conto dos irmãos Grimm. Na prática, Didi é, como sempre, ajudante de alguém. Ele vai a uma Arábia de conto de fadas para libertar bela princesa das mãos do vizir malvado com quem deve casar.

Instinto Assassino
Record, 21h.
(Sealed with a Kiss). EUA, 97, 90 min. Direção: Bill Corcoran. Com C. Thomas Howell, Nick Mancuso. Policial busca assassina, em filme para TV a que não é alheio o tema da violência doméstica.

Pânico 2
Globo, 21h50.
(Scream 2). EUA, 98, 120 min. Direção: Wes Craven. Com Neve Campbell, David Arquette. A sequência do filme realizado dois anos antes reencontra Neve Campbell morando num campus. Eis senão quando o assassino do primeiro filme volta a atacar.

Jovens, Belos e Apaixonados
Bandeirantes, 22h15.
(Giovanni e Belli). Itália, 96, 90 min. Direção: Dino Risi. Com Anna Falchi, Luca Venantini. Uma surpresa: depois de anos sem notícias de Dino Risi, eis que ele ressurge em uma produção sobre dois amigos "bon vivants" cuja amizade se transforma a partir do dia em que ambos se apaixonam por uma bela cigana. Ocasião para redescobrir o grande cinema italiano, hoje sistematicamente sonegado pelos cinemas.

Intercine
Globo, 2h05.
Os dramas "Duas Vidas" (98, de Thom Eberhardt, com George Newbern, Rob Youngblood) e "Marcas de uma Obsessão" (92, de Jonathan Sanger, com Shannen Doherty, William Devane) são os filmes propostos para abrir a semana.

Marcados pelo Passado
Globo, 3h45.
(The Man Next Door). EUA, 95. Direção: Lamont Johnson. Com Michael Ontkean, Pamela Reed. Homem outrora condenado por estupro, hoje reabilitado, tem seu passado descoberto, com direito às devidas perseguições que se seguem. Feito para TV. (IA)

TV paga

A revelação de Shindo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

A televisão não é o melhor lugar para assistir a filmes japoneses. Em todo caso é praticamente o único onde se pode vê-los atualmente, e "A Ilha Nua" (Telecine Classic, 18h50) merece ser visto em algum momento.
O realizador, Kaneto Shindo, foi assistente de Kenzi Mizoguchi, e esse foi o filme que o projetou, com a história de uma família que vive isolada em uma ilha, passando por não poucas dificuldades, das quais derivam, no mais, umas tantas catástrofes que se verá em cena.
À parte isso, o dia está bom para ir ao cinema de verdade, pois o mais memorável é "Um Vagabundo na Alta Roda" (HBO, 14h), refilmagem de "Boudu Salvo das Águas", de Jean Renoir, feita por Paul Mazurski. E a distância de Renoir a Mazurski é bem mais que um oceano.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: No Ibope, apenas a Globo cresceu em 2002
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.