São Paulo, domingo, 13 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Índice

Coleção Folha apresenta Al di Meola

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de cantoras, pianistas e uma variedade de instrumentos de sopro, chega a vez da guitarra na Coleção Folha Clássicos do Jazz. O próximo volume da coleção é dedicado a um dos maiores virtuoses do instrumento na atualidade, o norte-americano Al di Meola, 53.
Meola emergiu para o cenário da música em 1974, quando, antes de completar 20 anos de idade, entrou para a Return to Forever, banda chefiada pelo tecladista Chick Corea (tema do volume 14 da coleção).
O grupo era dedicado à mistura do jazz com gêneros como o pop e o rock que ficou conhecida como o jazz fusion, e, mesmo depois de sair do grupo, em 1976, Meola continuou praticando um estilo eclético e sem purismos, em parcerias com os guitarristas John McLaughlin, Paco de Lucia e Carlos Santana, com o violinista elétrico Jean Luc-Ponty e o baixista Stanley Clarke, entre outros.
Com exímio domínio técnico do instrumento e facilidade para executar escalas em alta velocidade, Meola vem se aventurando com desenvoltura pela música latina, com uma gama de interesses que inclui os ritmos dançantes cubanos, o tango de Astor Piazzolla e a música brasileira.


Texto Anterior: Crítica/"Guerra Conjugal": Filme faz inventário de taras
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.