São Paulo, terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo de Ouro consagra "Slumdog" e Kate Winslet

Filme de Danny Boyle ganha quatro estatuetas; atriz britânica leva dois prêmios

Público aplaudiu de pé quando Heath Ledger, morto no ano passado, foi anunciado como vencedor por atuação em "Batman"


DA REPORTAGEM LOCAL

A 66ª edição do Globo de Ouro, evento organizado pela Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood, consagrou o filme "Slumdog Millionaire" e a atriz Kate Winslet, além de dar um prêmio póstumo a Heath Ledger por sua atuação em "Batman -O Cavaleiro das Trevas" (veja destaques nesta página).
A cerimônia de premiação aconteceu anteontem no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e recuperou um pouco da badalação ausente da edição passada, quando a greve dos roteiristas nos EUA fez com que o anúncio dos premiados acontecesse sem festa. Já neste ano, estrelas como o casal Brad Pitt e Angelina Jolie e o ator Tom Cruise, além de diretores de peso como Steven Spielberg e Martin Scorsese, entre outros, prestigiaram o Globo.
"Slumdog Millionaire" (milionário vira-lata), dirigido pelo britânico Danny Boyle ("Trainspotting"), foi o filme que mais estatuetas arrebatou: quatro, por filme, direção, roteiro e trilha sonora. "O Curioso Caso de Benjamin Button", de David Fincher, e "Frost/Nixon", de Ron Howard, prováveis nomes do Oscar -cujas indicações serão divulgadas no próximo dia 22-, saíram sem ganhar nenhuma estatueta.
O público aplaudiu de pé quando Demi Moore anunciou o prêmio de melhor ator coadjuvante para Heath Ledger, que morreu em janeiro do ano passado, por sua atuação em "Batman - O Cavaleiro das Trevas". O diretor do longa, Christopher Nolan, foi quem recebeu a estatueta no palco.
A britânica Kate Winslet foi outro dos destaques do Globo, ganhando dois prêmios -o de atriz principal por "Foi Apenas um Sonho" e o de atriz coadjuvante por "The Reader". "Sinto muito Meryl [Streep], Anne [Hathaway], Kristin [Scott Thomas], a outra... Angelina [Jolie]. Muito, muito obrigada", disse a atriz, emocionada, quando subiu ao palco para ganhar o prêmio de melhor atriz.
O prêmio de melhor ator para Mickey Rourke, por "O Lutador", foi outro dos momentos em que o público mais ficou agitado no auditório. Saudado com gritos de Evan Rachel Wood e Marisa Tomei, suas parceiras de elenco, Rourke disse que o diretor do filme, Darren Aronofsky, foi "durão" com ele. De sua mesa, Aronofsky respondeu com um gesto mal-educado.
O prêmio Cecil B. DeMille, dado ao cineasta Steven Spielberg ("Munique"), também foi bastante saudado pelo público.
Televisão
A minissérie "John Adams", da HBO, foi a maior vencedora nos prêmios de TV, conquistando quatro troféus, incluindo o de minissérie ou filme. Tina Fey foi outro destaque, por seu prêmio como melhor atriz por "30 Rock". A série também foi ganhadora em sua categoria (musical ou comédia).


Texto Anterior: João Pereira Coutinho: Sem mudar as palavras
Próximo Texto: "O curioso caso" estreia na sexta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.