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Crítica/"Saudações"
Gismonti dilui fronteira entre popular e erudito
IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Nelson Freire tocando
Debussy é uma coisa,
Claudia Leitte cantando "Exttravasa" é outra. Para
além desses exemplos extremos, contudo, a música brasileira tem uma série de artistas
que tornam tênue e diluída a
fronteira entre o erudito e o popular. Um dos exemplos mais
constantes e consistentes é o
carioca Egberto Gismonti, 62.
Lançado no mercado internacional, "Saudações", último
álbum do multi-instrumentista, é um disco duplo, no qual o
segundo CD traz uma série de
duetos de violões dele com o filho, o violonista Alexandre Gismonti. Privilegiando as proezas
de velocidade e sonoridades ásperas e duras, eles revisitam,
com virtuosidade, standards de
Egberto, como "Palhaço" e
"Dança dos Escravos".
Se você quiser algum tipo de
classificação, quando toca com
o filho, ele faz música popular
instrumental. Contudo, se tiver
que merecer alguma etiqueta,
"Sertões Veredas - Tributo à
Miscigenação", a obra ambiciosa e sofisticada que toma todo o
primeiro disco do álbum, possivelmente tem que ser chamada
de música erudita.
Trata-se de uma vasta suíte
em sete movimentos, com 70
minutos de duração, defendida
com empenho e afinação pela
Camerata Romeu, orquestra de
cordas cubana integrada exclusivamente por mulheres e dirigida pela maestrina Zenaida
Romeu.
Nela, Gismonti toma o universo de Guimarães Rosa como
ponto de partida, e cruza, com
seu idioma bastante peculiar,
influências díspares, que vão
desde as músicas folclóricas
das diversas partes do Brasil
aos universos de Vivaldi, Bach,
Mozart, Beethoven, Villa-Lobos e Stravinski.
São mundos sonoros dentro
dos quais o autor se move com
desenvoltura e facilidade, e o
diálogo entre eles acaba soando, portanto, natural e espontâneo, sem nada de forçado. O resultado é uma peça exuberante
e contemporânea no melhor
sentido do termo, e mais do que
digna de figurar no repertório
das orquestras brasileiras.
SAUDAÇÕES
Artista: Egberto Gismonti
Gravadora: ECM
Quanto: R$ 120, em média (importado)
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