São Paulo, quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONEXÃO POP

Monstros e crianças


Karen O. cria trilha surreal e onírica para filme de Spike Jonze; São Paulo receberá clube "semiprivê" no Centro


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

"ONDE VIVEM os Monstros?", novo fillme de Spike Jonze, inspirado em livro infantil de Maurice Sendak, estreia no Brasil nesta sexta. O curioso é que a maioria dos meus amigos que já assistiram ao longa dizem: "O filme é... legal e tal. Mas boa mesmo é a trilha sonora". Não sei se o filme desaponta, mas a trilha é realmente emocionante. Foi produzida por Karen O. (Yeah Yeah Yeahs), sob o nome Karen O and the Kids.
Com o Yeah Yeah Yeahs, Karen O. já havia nos surpreendido em 2009. A banda praticamente abandonou as guitarras abrasivas e adotou os sintetizadores no álbum "It's Blitz". Deu muito certo. Na trilha de "Onde Vivem...", Karen comprova que sabe imprimir delicadeza à sua voz -normalmente meio histérica.
Os arranjos e o tom das canções lembram o projeto Langley Schools Music Project, em que um coral de crianças recriava músicas como "Space Oddity", do Bowie, em acento etéreo. (Não que os "kids" da Karen sejam crianças; são, na verdade, gente de bandas como Liars, Deerhunter, Raconteurs e YYY.) Na trilha, Karen produz canções de climas surreais, oníricos, coloridos, ingênuos.
Como na celebratória "All Is Love"; na balada simples "Igloo"; nos ruídos de guitarra que lembram Yeah Yeah Yeahs de "Capsize"; no cover intimista de "Worried Shoes", de Daniel Johnston. Karen O. posiciona-se como a melhor vocalista de sua geração.

 


Datas dedicadas a disco e funk (comandada pelo núcleo Chocolate), a blues e jazz (com roqueiros como DJs), projetos cariocas como a Buati. São algumas das noites já confirmadas do Lions, clube de Facundo Guerra (Vegas), Augusto Botelho (Clash) e do produtor Cacá Ribeiro. A casa abre logo depois do Carnaval e está instalada no primeiro andar de um prédio no cruzamento entre as ruas Maria Paula e Brigadeiro Luís Antônio, no "centro velho" de São Paulo. Possui um terraço para fumantes e duas pistas (que não funcionarão simultaneamente).
Funcionará em esquema "semiprivê": serão distribuídas carteirinha de sócio para 1.500 pessoas, que entrarão sem pagar nada -quem não for sócio pagará entrada.

 


Miss Kittin retornará ao Brasil em maio, para apresentação no D-Edge de um projeto novo que ela anunciará mundialmente em breve. O clube deve receber também em maio live PA da ótima dupla belga Aeroplane (aquela, do insuperável remix de "Paris", do Friendly Fires).

 


Era o que faltava. Um grupo de britânicos criou o www.themusic consultants.com, site que pretende fazer "consultoria" a novos artistas e bandas. Numa "primeira etapa", o iniciante paga dez libras para que um "especialista" emita uma opinião sobre uma de suas faixas. Se quiser um encontro cara a cara com o especialista, pagam-se "apenas" cem libras.

thiago.ney@uol.com.br


Texto Anterior: CDs
Próximo Texto: Crítica/"The Simpsons 20th Anniversary Special: in 3-D! On Ice!": Especial de 20 anos de "Os Simpsons" perde a graça ao se concentrar nos fãs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.