São Paulo, sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Fernando Torquato
COLOMBINA
Preta Gil e um time de famosas terão suas fotos expostas no hotel Mercure, de Salvador, durante o Carnaval; as imagens serão leiloadas depois da folia, com renda revertida ao projeto Axé

Mestre

O ministro Celso de Mello, do STF (Supremo Tribunal Federal), começou a pensar "seriamente" em se aposentar, como confidenciou a amigos. A decisão, se levada adiante, terá o efeito de uma bomba entre os ministros: decano do tribunal, ele é hoje a voz mais respeitada por seus colegas e paira acima das disputas renhidas que vicejam entre os magistrados.

MAIS TARDE
A notícia, no entanto, não deve animar o governo: Celso de Mello planeja sair do Supremo "em dois anos" e só depois do fim do mandato de Lula - que já indicou sete dos 11 ministros do tribunal e ainda pode indicar mais dois. Um deles, para a vaga de Ellen Gracie, que disputa um cargo na OMC (Organização Mundial do Comércio). O outro, no lugar de Eros Grau, que se aposenta em 2010.

UMA VIDA
Celso de Mello tem 39 anos de serviço público e completará em agosto 20 anos de STF. Aos 63 anos, poderia ficar no tribunal por mais sete se desistisse de aposentar a toga.

A BATUTA DO VIZINHO
A Osesp errou o texto do anúncio de boas-vindas ao maestro Yan Pascal Tortelier, publicado desde ontem nos jornais. Dizia que o francês foi "regente titular da BBC de Londres por 11 anos". Na verdade, ele conduziu a Filarmônica da BBC em Manchester. A Osesp diz que o texto será corrigido.
PROFESSOR "NOTA 5"
Entre os professores que tiveram desempenho razoável no concurso aplicado pela Secretaria Estadual da Educação estão dois membros da diretoria da Apeoesp, o sindicato da categoria. De 80 questões, um deles fez 41 pontos e o outro, 44. A Apeoesp, que conseguiu por meio de liminar na Justiça a anulação do exame, critica o fato de o governo divulgar as avaliações de forma "picada" e "desafia a secretaria a publicar todas as notas".

FOFO
De um dos mais próximos aliados do governador José Serra (PSDB-SP), filiado ao DEM, sobre as estratégias eleitorais do presidente Lula: "Ele escolheu com quem pode ganhar e para quem pode perder a eleição presidencial de 2010. Se vencer com a Dilma, melhor. Se perder para o Serra, tudo bem; os dois são amigos". O serrista considera que as estocadas de Lula em Serra têm sido leves.

FOFO 2
E Serra tem surpreendido por seus rasantes no Rio de Janeiro. Nesta semana, foi ao aniversário de 60 anos de Francisco Brandão, da agência FSB, de comunicação, no Copacabana Palace, onde dividiu a mesa com João Roberto Marinho, das Organizações Globo.

FOFO 3
Serra também voltou a rasgar seda para Paulo Skaf, presidente da Fiesp. Fez quatro elogios a ele ontem, ao lançar medidas para ativar a economia em SP.

SAMBA-ENREDO
O moderninho clube Glória vai receber a bateria da escola de samba Vai-Vai e um grupo de mulatas. É a primeira vez que a balada abriga sambistas. Será num baile de Carnaval, no próximo dia 18.

MEXIDA
Semanas antes de se internar no Brasil para fazer uma lipoaspiração, Tameka Foster, a mulher do rapper americano Usher, havia feito uma plástica no nariz nos Estados Unidos.

BARRACO DE LUXO
A funkeira Tati Quebra-Barraco vai mudar geral. Ela se interna na clínica Santé nos próximos dias para redesenhar o nariz, retirar tecido mamário e fazer uma lipoescultura.

MULHER MODERNA
O best-seller "Mulheres Alteradas" vai virar peça de teatro no Brasil. A cartunista argentina Maitena vendeu os direitos do livro para a produtora Manhas & Manias. A montagem deve estrear em maio, em SP.

EX É PARA SEMPRE
A Justiça negou pedido de indenização de R$ 68 mil do cantor Nasi, ex-vocalista do Ira!, contra o guitarrista do grupo, Edgard Scandurra -em 2007, ele disse que o então parceiro havia faltado a um show porque "passou mal" e "teve que ser hospitalizado". Nasi achou que a frase insinuava que ele havia faltado devido ao "uso excessivo de cocaína". Na sentença, o juiz citou John Lennon e Paul McCartney como exemplos da "tradição" de "peleja" entre integrantes de bandas e disse: "Não se pode exigir que, num divórcio, o casal se comporte com a serenidade da hora do casamento". Nasi deve recorrer da decisão.

JOGO EMPATADO
Em sua defesa no caso, Scandurra apresentou entrevistas em que Nasi o chamava de "canalha" e dizia "que a palavra dele vale tanto quanto uma nota de três reais". E pleiteou indenização de R$ 50 mil por danos morais, pedido que também foi negado pela Justiça.

CURTO-CIRCUITO
O LIVRO "PAULO MONTEIRO" , sobre a obra do artista plástico, será lançado amanhã, na Pinacoteca do Estado, a partir das 10h30, pela editora Cosac Naify.
O ECONOMISTA Júlio Sérgio Gomes de Almeida fará palestra com o tema "Ações para Combater a Crise Econômica" nesta segunda, às 19h, na Assembleia Legislativa. Grátis.
ILAN BRENMAN e Carole Crema narram contos na "Degustação de Histórias - Noite Judaica", hoje, às 19h45, na Livraria da Vila do Itaim. 16 anos.
ABRE nesta terça-feira o Spasso Splash, bufê infantil com montanha-russa e jogos eletrônicos, em Moema.
OS PROJETOS de karatê e taekwondo do instituto Olga Kos conseguiram patrocínios das empresas Visa Vale, Syngenta, Oi Futuro, PricewaterhouseCoopers, banco Daycoval, Mapfre e EDP Energias.

com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Rourke, a revanche
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.