São Paulo, sábado, 13 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Welles deslumbra em "A Dama de Shangai"

Krull
Globo, 16h15.
  
(Krull). EUA, 83, 121 min. Direção: Peter Yates. Com Ken Marshall, Lysette Anthony, Freddie Jones. Velho feiticeiro dá a dica a jovem príncipe: terá de se apossar de arma antiga para enfrentar a Besta da Fortaleza Negra e salvar uma princesa, prisioneira no planeta Krull. Yates às voltas com essas mitologias perdidas no tempo e no espaço que estiveram em voga durante algum tempo.

Tubarões Assassinos 2
Record, 22h15.
 
(Shark Attack). EUA, 99, 94 min. Direção: Bob Misiorowski. Com Casper van Dien, Ernie Hudson. Ao investigar ataques de tubarões na África, cientista descobre que eles tiveram o metabolismo alterado, por isso vivem com fome. Por trás dessa mudança, há gente perigosa. E, pela frente, um filme de miolo mole.

Jade
SBT, 23h25.
 
(Jade). EUA, 95, 101 min. Direção: William Friedkin. Com David Caruso, Linda Fiorentino, Chazz Palminteri. Promotor (Caruso) investiga a morte de um milionário nada famoso por seus escrúpulos. Logo topa com uma ex-namorada, Linda Fiorentino, suspeitíssima como sempre. Friedkin parece dirigir tudo com evidente desânimo, com exceção de uma perseguição automobilística, que é sua praia.

Que Mulher É Essa?
Globo, 23h35.
  
(One Night at McCool's). EUA, 01, 93 min. Direção: Harald Zwart. Com Liv Tyler, Matt Dillon, Michael Douglas. Três homens se apaixonam pela mesma garota. A história é narrada de vários pontos de vista, à maneira do "Rashomon" de Kurosawa, como que para provar que a história se repete como farsa. Inédito.

Impulso Irresistível
Bandeirantes,1h.
 
(Irresistible Impulse). EUA, 95, 95 min. Direção: Jag Mundhra. Com Doug Jeffery, Lee Anne Beaman, Kathy Shower, Brandy Sanders. Corretor afundado em dívidas tenta resolver seus muitos problemas (inclusive com a ex-mulher) envolvendo-se com uma viúva rica. Não é nada, mas diga-se a bem da verdade que pelo menos as gostosonas do filme são de fato gostosonas.

Até que o Dinheiro nos Separe
SBT, 1h30.
 
(Sour Grapes). EUA, 98, 91 min. Direção: Larry David. Com Steven Weber, Craig Bierko. Depois de perder todo seu dinheiro na jogatina, em Atlantic City, Bierko pede uma moeda ao primo Weber para jogar numa máquina. Ganha. Agora a questão é: quem fica com a grana? Comédia.

A Dama de Shangai
Globo, 3h20.
    
(The Lady from Shanghai). EUA, 48, 87 min. Direção: Orson Welles. Com Rita Hayworth, Orson Welles, Everett Sloane. O aventureiro O'Hara (Welles) se apaixona pela mulher (Rita) de um milionário inválido (Sloane). Não obstante, saem os três num cruzeiro marítimo, onde o mistério começará a rolar. A rolar confusamente, mas deslumbrante a cada enquadramento. Um dos maiores Welles.

O Incrível Homem do Espaço
SBT, 3h15.
  
(Moon Pilot). EUA, 62, 105 min. Direção: James Neilson. Com Tom Tryon, Dany Saval. Astronauta prestes a embarcar em missão arquissecreta começa a namorar uma extraterrestre. Ficção científica da Disney. Só para São Paulo.

Roboman
SBT, 5h.
  
(The Vindicator). Canadá, 94, 120 min. Direção: Jean-Claude Loro. Com Teri Austin, Richard Cox, Maury Chaykin, Linda Mason Green. Jovem cientista, Carl, é vítima de um acidente provocado por um maléfico colega de laboratório. Com a ajuda de dois outros cientistas, seu cérebro e corpo são transplantados para uma estrutura robotizada com forma humana. Recordando-se do incidente que destruiu sua vida, ele decide se vingar. (INÁCIO ARAUJO)

TV PAGA

Sandra Bullock resgata leves sessões da tarde

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Certos filmes são proibidos pela censura para pessoas menores de certa idade e, depois, de passar em alguns horários na TV (isso tem um lado positivo, que é aumentar o movimento das locadoras, e outro, que é fazer com que os juizados de menores se sintam quites com os pais da classe média).
Já outros deveriam ser proibidos acima de certos horários. "Miss Simpatia", que hoje passa às 18h30, por exemplo, está num horário limite: já no cair do sol.
Todos, entre adultos e crianças, deveriam assistir a "Miss Simpatia" nas sessões da tarde, que é quando faz sentido. Ali, Sandra Bullock, recém-chegada de uma série de fracassos, interpreta uma policial durona que, por circunstâncias da vida, acaba tendo de se infiltrar num concurso de beleza, na condição de... candidata.
Bem, e lá está a mulher que se acostumou a empunhar arma e perseguir bandidos nesse meio de adoradoras de "O Pequeno Príncipe". Enquanto a policial come fast food e não dá a mínima à aparência, suas fúteis colegas de concurso só pensam nisso.
Convenhamos que a idéia de base é feliz para uma comédia, pois conhecemos um número infinito de filmes em que policiais têm de se infiltrar em quadrilhas, mas nada parecido com isso.
De resto, o que é surpreendente, miss Bullock se sai de toda essa história com uma agilidade e uma vivacidade que, aparentemente, nunca iriam se revelar em sua pessoa meio frígida.
Talvez exista no filme a idéia de que, mesmo na mulher mais valente, existe uma candidata a miss. Pode ser, pois nada é unívoco neste mundo, e menos ainda nas mulheres. Seja como for, não é uma idéia muito profunda. O filme também não é profundo: assim são as boas sessões da tarde.


MISS SIMPATIA. Quando: hoje, às 18h30, no Cinemax.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Rita Lee, a ovelha negra do botox!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.