São Paulo, terça-feira, 13 de março de 2007

Texto Anterior | Índice

Ellen Allien, camaleoa da música eletrônica, toca hoje em São Paulo

Fã de David Bowie, a berlinense se destaca por um mix de tecno e electro

ADRIANA FERREIRA SILVA
DA REPORTAGEM LOCAL

A comparação não é nova mas, no caso, vale ser repetida: se há na música eletrônica um equivalente ao que David Bowie foi para o pop, esse alguém é a DJ e produtora Ellen Allien.
"David Bowie era meu herói porque mudava sua imagem o tempo todo. Acho que foi um dos primeiros "popstars" a se transformar, com suas roupas e cortes de cabelo", diz Allien.
"Também o amo porque ele é louco e freak. Gosto de freaks porque eu mesma sou uma."
No caso dessa camaleoa, que toca hoje em São Paulo, mais do que as mudanças no visual, são as experimentações sonoras que chamam a atenção.
Ellen Allien é uma das principais produtoras do efervescente cenário eletrônico de Berlim. "Na Alemanha, um dos motivos da cena ser tão grande é porque as pessoas trabalham juntas", explica. A produtora contribui para fomentar isso com seu selo-coletivo, Bpitch Control, por onde lançou seus três álbuns.
Neles, Allien criou músicas repletas de nuances, alegres ou introspectivas, que fazem dançar ou viajar, a partir de uma mistura de tecno e electro.
Seu disco mais recente, "Orchestra of Bubbles" (2006), em parceria com o produtor Sascha Funke, levou-a a ser convidada a fazer um CD e DVD para a revista "Time Out -Berlim". Ela também prepara um CD para o clube Fabric, de Londres, e acaba de remixar faixas de Beck e Thom Yorke.
Seu interesse pela eletrônica, afirma, ocorre pela maneira como o estilo reflete o cotidiano, cheio de barulhos e interferências. "Música para mim é um jeito de me sentir feliz, e de fazer as pessoas felizes", acredita.


ELLEN ALLIEN
Quando:
hoje, a partir das 23h
Onde: D-Edge (al. Olga, 170, SP, tel. 0/xx/11/3667- 8334)
Quanto: R$ 45


Texto Anterior: Colunista quer falar do "grotesco do cotidiano" com bom humor
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.