São Paulo, domingo, 13 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

televisão

OUTRO CANAL

KEILA JIMENEZ - keila.jimenez@grupofolha.com.br/ outrocanal.folha.blog.com.br

A arte de despertar entre as frigideiras

Mastrangelo Reino - 31.mai.10/ Folhapress
Edu na cozinha de apoio do ‘Hoje em Dia’ (Record) com os assistentes Guilherme e Cidinha

Pimentão gratinado às 10 horas da manhã não dá. Imagine às 7h. Para que as receitas dos femininos matinais fiquem prontas a tempo, seus preparadores encostam a barriga no fogão logo nas primeiras horas do dia.
Edu Guedes, apresentador do "Hoje em Dia", matinal da Record, acorda às 5h. Às 7h30, encontra o chef Guilherme Ávila e a cozinheira Cidinha Santiago na emissora. Maria Lúcia Silva, outra assistente, amanhece no mercado, comprando ingredientes para o dia seguinte.
"Testo tudo e às vezes ensino de trás para frente. Fica mais fácil", conta Edu.
Ovo cru "pode fazer mal" e bebida alcoólica, "por causa do horário", não tem vez. Para ensinar a receita no ar, os culinaristas preparam por dia de dois a quatro estágios do prato separadamente.
Nos seis anos da atração, foram 1.600 receitas: 65% salgadas e 35% doces.
Apesar de não ter equipe fixa, a turma do "Manhã Maior" (Rede TV!) também acorda cedo e chega a preparar os pratos no dia anterior. Foi isso que salvou Vanessa Jace, especialista em brigadeiros. Ao vivo, ela não conseguiu terminar a receita e usou a massa já pronta para enrolar. "É que o fogão elétrico esquenta diferente", explicou a cozinheira.
E os imprevistos são frequentes. O trauma na Record é o rocambole que "secou". "A massa passou do ponto e vazou chocolate quando enrolamos", conta Edu.
Mas nem erros nem cozinhar cedo demais embrulham o estômago dos cozinheiros. "Nem grávida fritando alho às 5 da manhã!", diz Cidinha. "Para quem acorda às 5 horas, às 11h já é hora de almoçar", diz Edu Guedes.

A NOVA GATA DA TRAMA DAS 19H

O Carnaval acabou, o "Baile Gay" passou, mas Otaviano Costa vai se vestir de mulher o ano inteiro. Na próxima novela das 19 horas da Globo, "Morde & Assopra", ele será Élcio, um machão que deve pensão a três ex-mulheres e se transforma em Elaine para fugir da polícia.
A ideia da mudança será de Augusta (Cissa Guimarães), uma das ex-mulheres, que ainda gosta dele.
Nos dias em que grava como Elaine, o ator chega uma hora antes, "com as mulheres" do elenco para se "montar". "Cílios [postiços] são grandes inimigos. A cola deixa remela no olho", brinca Otaviano.
As comparações com mulheres são inevitáveis. "Já falaram que pareço com Françoise Fourton, Mylla Christie e com a minha mãe", conta ele, rindo.

13 pontos
Registrou o "Jornal da Record" na segunda-feira (7)
Foi o recorde do jornalístico no ano, que vinha marcando média de 11 pontos

12 pontos
A Globo marcou na transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo no dia 5
No ano passado, a média foi de 14 pontos

com SAMIA MAZZUCCO


Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Crítica/Drama: Chabrol não via profundidade nas imundícies da França rica
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.