São Paulo, domingo, 13 de março de 2011

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"Sítio" muda para evitar polêmicas

Presentes na obra original, pó de pirlimpimpim e escravidão relacionada à Tia Nastácia vão sumir da história

Com a atração infantil na programação, Globo espera aquecer a venda de produtos licenciados da marca consagrada

COLUNISTA DA FOLHA

Ainda sem data de estreia, a animação do "Sítio do Picapau Amarelo" nasce fugindo de polêmicas.
Entre as adequações da obra aos tempos atuais, a versão em desenho do "Sítio" deixará de lado qualquer resquício escravocrata em referência a Tia Nastácia que faz parte de alguns livros de Monteiro Lobato.
A mudança coincide com a sugestão no ano passado do Conselho Nacional de Educação para que o livro "Caçadas de Pedrinho" não fosse distribuído a escolas públicas por ser racista.
"As pessoas se esquecem da importância da Tia Nastácia. Ela é criadora dessa mitologia toda de Monteiro. Fez a Emília e o Visconde de Sabugosa", diz Tiago Mello, da Mixer. "Mas não vamos mexer com escravidão no desenho. Será tudo bem leve."
O pó de pirlimpimpim também vai sumir. Ou melhor, mudar de consistência. Deixará de ser pó -para não haver qualquer ligação com substâncias alucinógenas- para virar uma espécie de mágica que transportará personagens de um lugar para outro.
Na versão original, Emília e sua turma aspiravam o pó e "viajavam". Na versão dos anos 1980, eles jogavam o pó uns sobre os outros.
"A função do pirlimpimpim será a mesma, só não terá o pó", explica João Daniel, presidente da Mixer.
"Temos de ver que a obra foi escrita em outra época, com outros valores. Temos de adequá-la às conotações que as coisas têm hoje."
A primeira temporada do novo "Sítio do Picapau Amarelo" terá histórias dos livros "Reinações de Narizinho", "Viagem ao Céu" e "Caçadas de Pedrinho".

BAÚ
Longe de polêmicas, a volta do universo de Monteiro Lobato tem uma mina de ouro à vista: os licenciamentos de produtos.
Cadernos, bonecos, brinquedos, jogos, DVDs... Mesmo fora da Globo desde 2007, o "Sítio" seguiu tendo itens licenciados e vendidos no site da emissora durante todo esse tempo.
A Mixer desconversa. Mas a Globo não esconde a ansiedade para que o infantil emplaque além da primeira temporada. Sabe que a volta da atração, modernizada, aquecerá mais o negócio.
"A marca do "Sítio do Picapau Amarelo" sempre atraiu interesse de empresas de diversos ramos. Estamos sempre avaliando novas propostas", conta José Luiz Bartolo, diretor da Globo Marcas, braço que cuida dos licenciamentos da Globo.
(KEILA JIMENEZ)


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