São Paulo, Sábado, 13 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confraria lança edição de luxo com contos de Herman Lima

da Reportagem Local

A Confraria dos Bibliófilos do Brasil homenageia o escritor cearense Herman Lima (1897-1981) e lança agora, em edição luxuosa, "Sete Contos de Herman Lima".
Fundada em 1995, a confraria reúne atualmente 170 sócios, todos aficionados por livros de altíssima qualidade.
Assim como as obras anteriores publicadas pela CBB, "Sete Contos" é feito manualmente, com tiragem limitada (211 exemplares), impressão tipográfica e caixa de acomodação. "Nossos livros levam oito meses para serem confeccionados, em processo manual", diz o mineiro José Salles Neto, 50, presidente da associação. Bibliófilo dono de um biblioteca com cerca de 10 mil volumes, Salles Neto é engenheiro, mas, em suas horas livres, se dedica totalmente à CBB.
"Sete Contos" presta homenagem ao centenário de nascimento do Lima, autor do clássico "História da Caricatura no Brasil" (José Olympio) e de "Tigipió", com contos regionais que ganharam prêmio da Academia Brasileira de Letras. O atraso no lançamento do volume, segundo Salles Neto, se deve à demora na feitura da obra.
As ilustrações são do artista Sérvulo Esmeraldo, e a gravura de capa, de Aldemir Martins.
Esse é o quarto livro da CBB. Já foram editados "O Quinze", de Rachel de Queiroz, "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", de Guimarães Rosa, e "Juca Mulato", de Menotti Del Picchia. "A confraria tem 170 membros, mas precisaria ter uns 200 para dar o mínimo de lucro. Atualmente, ela dá prejuízo", diz Salles Neto, que chegou a vender dois carros para patrocinar a associação. (ERIKA SALLUM)

Livro: Sete Contos de Herman Lima Lançamento: Confraria dos Bibliófilos do Brasil (tel. 061/368-1792) Quanto: R$ 120 (73 págs.)

Texto Anterior: Para alemão, Jorge Luis Borges foi invenção de Bioy Casares
Próximo Texto: Disco - Lançamentos: As infinitas paixões da música d'Ella Fitzgerald (e vice-versa)
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.