São Paulo, terça-feira, 13 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV paga volta a crescer e exibe mais filmes

Eduardo Campos/TV Cultura
GENTE JOVEM Elenco de "Galera" grava em escola na zona leste de SP; o seriado sobre a vida de adolescentes volta ao ar em maio na Cultura, em dez episódios; a 1ª fase foi ao ar em dezembro

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Estagnada desde 2000, a TV paga finalmente suspirou no segundo semestre do ano passado. O setor fechou 2003 com um total de 3,533 milhões de assinantes, um crescimento de 2,2% sobre 2002, quando tinha 3,458 milhões.
Quase todo esse crescimento, ou 67 mil de um total de 76 mil novos assinantes no ano, foi entre outubro e dezembro passados.
Com esse desempenho, a TV paga nacional volta ao patamar de meados de 2001, mas ainda está inferior ao registrado em dezembro daquele ano (3,558 milhões). E continua muito longe das projeções. Em 1999, a Anatel calculava que o Brasil encerraria 2003 com 10 milhões de assinantes.
As informações, obtidas com exclusividade pela Folha, são da PTS, empresa que monitora o mercado de TV paga. Os dados oficiais, da ABTA (Associação Brasileira de Televisão por Assinatura), serão divulgados hoje.
Segundo a PTS, as operadoras Net e Sky continuam dominando, com 62% dos assinantes.
Outro dado positivo para a TV paga, também da PTS, é que aumentou no início de 2004 a média de estréias nos canais de filmes. A média dos sete principais canais saltou de 14,5 estréias por trimestre entre outubro e novembro para 17,2 entre janeiro e março.
Essa média foi alavancada pelos canais da HBO, que foram reestruturados. O Cinemax teve 27 estréias no último trimestre (contra 12 no anterior).

OUTRO CANAL

Decepção A Globo está frustrada com o Campeonato Paulista deste ano. São Caetano x Paulista, anteontem, deu média de 28 pontos na Globo e 4 na Record. No ano passado, Corinthians x São Paulo cravou 42 na Globo e 10 no SBT. Uma perda, juntando as emissoras, de 20 pontos, ou quase um milhão de domicílios na Grande SP.

Salvação Na Globo, já tem gente tentando descobrir uma fórmula que fortaleça os grandes clubes no Paulista do ano que vem _e se possível, já no Brasileiro-04. Pensa-se, por exemplo, em exigir dos grandes pelo menos dois craques de primeira linha.

Agenda Executivos da Fremantle, multinacional que licencia direitos de "reality shows", têm encontro nesta sexta-feira com Silvio Santos. Esperam fechar com o SBT a realização das versões brasileiras de "American Idol" e "The Apprentice" (O Aprendiz), sucesso nos EUA, onde o original promete um emprego de US$ 250 mil por ano nas empresas do milionário Donald Trump.

Declinou Candidato à quarta eleição como presidente da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura), Jorge da Cunha Lima perdeu o apoio de um dos 19 conselheiros que o indicaram. O especialista em telecomunicações Ethevaldo Siqueira voltou atrás em prol de Marcos Mendonça, que tem o apoio do governo do Estado. As eleições serão dia 19. Mendonça tinha até ontem para se inscrever.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Exclusivo! Eu sou vizinho da Cida do "BBB"!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.