|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Crítica/"Identificação de uma Mulher"
Enigmas de Antonioni revelam modo de criação
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
Michelangelo Antonioni é de Ferrara, na
Itália. E, em Ferrara,
a neblina é uma presença constante. Mais até que uma presença, um conceito. Não por
acaso, é lá que se dá uma cena-chave deste filme.
Niccolo, diretor de cinema,
se impacienta com a neblina e
acelera o carro, para desespero
da namorada, Mavi. Depois, ele
pára. Mavi deixa o carro e some.
Niccolo vai atrás. Um some para o outro. Por fim eles se encontram, mas o tom está dado.
É preciso dizer que em Antonioni não há tédio. Ao contrário, tudo aqui é mistério. Antes
mesmo que vejamos o início do
namoro de Mavi e Niccolo, um
homem vem e ameaça Niccolo.
Quem é ele? A mando de
quem ameaça? Eis o primeiro
mistério. O segundo diz respeito a Mavi: a garota rica que se
envolve com o cineasta e some.
Enquanto nos perguntamos sobre ela, acompanhamos sua relação erótica com Niccolo. Sim,
porque este é, ainda, um filme
de sexo, às claras, sem pudor.
As brumas da estrada como
que encerram um filme para
iniciar outro. E, neste, Niccolo
se relaciona com uma atriz de
teatro, Ida. Para que se relacionem é preciso, na verdade, que
Ida o ajude na busca de Mavi.
Sim, quem disser que isso
lembra Hitchcock está certo.
Tão certo que, a horas tantas,
"Identificação" nos contemplará com uma escadaria linda, como a de "Um Corpo que Cai".
Se as relações de Ida e Niccolo serão também balizadas por
acasos que parecem irrisórios,
mas se mostram absolutos, há
um outro e não desprezível aspecto: Niccolo é um diretor em
busca de uma história. Para
tanto, precisa de um rosto. E
por isso empenha-se em desvendar o enigma que cerca suas
relações com Mavi: é como buscar a solução para um roteiro.
Não importa se, com Ida, novos enigmas apareçam, novos
temores. Ou, por outra, importa: enquanto vemos este lindo
filme, Antonioni nos mostra ao
mesmo tempo o processo de
sua criação. Porque para ele o
enigma da vida e o enigma da
arte são, a rigor, um só.
IDENTIFICAÇÃO DE UMA
MULHER
Direção: Michelangelo Antonioni
Distribuidora: Versátil
Quanto: R$ 37, em média
Avaliação: ótimo
Texto Anterior: Secretária é "reserva moral" do programa Próximo Texto: Crítica/"Partner": Bertolucci antecipa "Sonhadores" em filme "esquecido", feito no calor de 68 Índice
|