UOL


São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
NOITE DE FESTA Nem parece, mas já faz 50 anos que Carlos Lyra começou sua carreira, marcada por parcerias com Vinicius de Moraes e Tom Jobim; ele ganhou jantar em sua homenagem, sábado, na casa da dramaturga Leilah Assumpção

A morte das bezerrinhas

Teve final triste, há algumas semanas, uma das principais pesquisas científicas feitas no Brasil, envolvendo a clonagem de animais. Morreram os dois clones que eram "filhos" de Vitória, a vaca que ficou célebre como o primeiro clone feito no Brasil.
 
Os dois animais, "gerados" na Embrapa, em Brasília, eram feitos a partir de células da orelha de Vitória e estavam hospedados numa barriga de aluguel, de uma terceira vaca. A expectativa era tão positiva que alguns cientistas já haviam até proposto que um dos clones se chamasse "Marisa". A Embrapa está estudando as causas das mortes para então soltar um relatório oficial. Um dos clones morreu no parto. O outro, pouco depois, possivelmente por causa de uma patologia herdada de sua "mãe" de aluguel.

HELLO, BRASIL
O ministro Luiz Gushiken, da Secretaria de Comunicação, comemorou seus 53 anos, na quinta passada, ao lado do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, num restaurante em Brasília. Com direito a velinha e a muitos telefonemas da mulher, Beth, que esperava o marido em casa.
 
Na pauta do jantar, a forma de arrancar dinheiro das "irmãs ricas" do governo para divulgar o Brasil no exterior. Devem colaborar Banco do Brasil, Correios, Sebrae e Petrobras. A bolada pode passar dos R$ 100 milhões.

BYE BYE, BRASIL
Siron Franco pode deixar o Brasil. Ele está inconformado com a depredação de um monumento que fez em homenagem aos índios, nos arredores de Goiânia, e com a condução da investigação sobre a falsificação de obras suas no Estado. Seu destino pode ser a Espanha.

PANO PARA MANGA
O empresário Paulo Skaf, da Abit, prepara um workshop do setor têxtil no BNDES. Quer convencer o banco a financiar alguns pedaços de sua cadeia produtiva -como, por exemplo, o de confecção.

NOTA MUSICAL
Nelson Motta acaba de fechar negócio com a Trama. A gravadora de João Marcello Bôscoli vai cuidar agora da editora de Motta, que tem os direitos sobre canções compostas por ele em parceria com Guilherme Arantes, Lulu Santos e outros.

NO PESCOÇO
Já tem data marcada o leilão das peças arrecadadas por Vera Loyola, que terá renda revertida para o Fome Zero: dias 19 e 20, no brechó O Passado me Condena, no Rio. A coleira de ouro da cadelinha Perepepê, segundo Vera, já tem um interessado: o empresário Augusto Mendonça. O lance inicial é de R$ 3.000.

SEM TABUS
Pela primeira vez em 50 anos de existência, a revista "Capricho" vai ter mulheres homossexuais na capa. Os editores detectaram que o assunto, abordado na novela das oito da Globo, está na crista da onda entre os adolescentes, público-alvo da revista.
 
Devem ser feitas duas capas, distribuídas em regiões diferentes do país: uma com as meninas da dupla "lesbo-teen" russa t.A.Tu; outra com as duas atrizes que, na verdade, interpretam o casal da novela "Mulheres Apaixonadas".

LADEIRA
As operadoras de planos de saúde estão perdendo clientela: de 42 milhões de associados há quatro anos, elas têm hoje 35 milhões. A divulgação do balanço financeiro das empresas, há alguns dias, também mostrou que o faturamento delas cresceu em média 5% entre 2001 e 2002 -abaixo da inflação. Os números são de Luiz Roberto Silveira Pinto, da Abramge (Associação Brasileira de Medicina de Grupo)- cuja empresa, a Samcil, até que se saiu bem: cresceu 20%.

COISA NÃO SÓ NOSSA
Comércio fechado por causa da ameaça não é privilégio do Brasil. A loja Giorgio Armani de Beverly Hills, nos EUA, foi esvaziada às pressas e ficou sob investigação durante quatro horas na sexta-feira. Tudo por causa de uma carta ameaçadora que trazia uma substância que poderia ser tóxica. Não era.

bergamo@folhasp.com.br

COM CLEO GUIMARÃES E ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

Terminam no dia 28 as inscrições de jovens artistas para a 1º Mostra Darcy Penteado de Arte, que acontecerá entre os dias 5 e 22 de junho, no Mube. Mais informações pelo e-mail cassianoaraujo@uol.com.br.
É hoje o lançamento do livro "Uma Rosa para Púchkin", de Mario Lorenzi, na livraria Cultura, no Conjunto Nacional , às 18h30.
A exposição "Metrópolis", de Carla Amaral, começa hoje, na Arvani Galeria de Arte, na rua Oscar Freire, 540, às 20h.
João Suplicy apresenta amanhã o show "Cafezinho", no Grazie a Dio!, na Vila Madalena, às 21h.
Ex-assistente de Marcelo Sommer, Dani Mantovani lança sua marca hoje, com coquetel no Itaim, das 13h às 22h.
É com festa no Jockey Club, hoje, o lançamento no Brasil do banco de investimentos Standard.


Texto Anterior: Trechos
Próximo Texto: Disco/crítica: Guilherme de Brito casa amargura e ternura
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.