São Paulo, terça-feira, 13 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esporte

Americanos se aventuram no jiu-jitsu

DA REPORTAGEM LOCAL

O Discovery reapresenta hoje o episódio brasileiro de "Mestres do Combate", série em que os incautos apresentadores Jimmy Smith e Doug Anderson cruzam o globo em busca de know-how em diferentes modalidades de luta. Antes, a dupla já fez escalas no México, na Tailândia e no Japão, para citar algumas.
Por aqui, serão recebidos por Rickson Gracie, um dos nomes proeminentes do clã que "importou" o jiu-jitsu (a luta surgiu na Índia e se popularizou no Japão), agregou a ele novos elementos e "exportou" a versão aditivada. Ele explica que os gringos terão cinco dias para aprender o bê-á-bá da modalidade: ao fim desse prazo, serão desafiados por seus pupilos.
De início, Doug, veterano da Guerra do Iraque, parece empolgado: "Para um cara pequeno como eu, o legal é que o jiu-jitsu enfatiza estratégia e técnica sobre força e tamanho". De seu lado, Jimmy prevê dificuldades: "O problema é que sou forte e ágil. E [na luta] não posso usar isso".
O segundo prognóstico se confirma com a evolução do episódio: a certa altura, Doug desmaia no tatame e Jimmy é obrigado a "matar" um treino depois de se sentir mal. Alquebrados, os dois seguem sem grandes expectativas para o duelo com os aprendizes de Gracie, em pleno Arpoador. A ver se se provarão azarões... (LN)

MESTRES DO COMBATE: BRASIL
Quando:
hoje, às 9h
Onde: no Discovery


Texto Anterior: Soprano paraense grava álbum com Boulez
Próximo Texto: Crítica: "Mar Adentro" esclarece pouco sobre eutanásia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.