São Paulo, quarta-feira, 13 de maio de 2009

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CONEXÃO POP

De Eminem a St. Vincent


Após hiato de quatro anos, rapper norte-americano retorna com seu sexto álbum, que já caiu na internet


THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

UM É verborrágico, faz uso abundante do sarcasmo e suas rimas atingem alvos diversos. A outra é contida, adepta de metáforas que passeiam por canções elegantemente orquestradas. Eminem e St. Vincent vivem em universos opostos. Em 2005, Eminem, talvez o mais famoso rapper do mundo, anunciou um "los hermanos" antes dos próprios Los Hermanos: iria parar por um tempo indeterminado.
O hiato terminaria na semana que vem, mas "Relapse", seu sexto disco de estúdio, foi parar na internet poucos dias atrás. Um novo disco de Eminem não é qualquer coisa. Tudo bem, seus dois últimos álbuns, "The Eminem Show" (2002) e "Encore", são maçantes, preguiçosos até, mas, antes, o cara havia dado um sopro de ar fresco no rap americano, com letras formando histórias bem contadas e melodias feitas a partir de samples inusitados.
A sintaxe de canções como "Stan", "The Way I Am" e "My Name Is" fez Eminem ser comparado por um jornal inglês a poetas como Yeats e Robert Browning.
Quatro anos brincando no estúdio não foram suficientes para Eminem produzir uma obra-prima. "Relapse" é um disco de rap quase genérico; difícil distinguir Eminem de um 50 Cent, por exemplo -50 Cent que participa de uma faixa do álbum.
Em meio a 20 faixas e interlúdios, destacam-se momentos mais soltos, em que Eminem distancia-se do rap pesado e da auto-indulgência; faixas como "Bagpipes from Baghdad", "Underground" e "Medicine Ball".

 

Genérico é uma classificação que definitivamente não pode ser associada a St. Vincent, nome da multi-instrumentista americana Annie Clarke.
Clarke fazia parte do Polyphonic Spree e da banda do geniozinho Sufjan Stevens. "Actor", lançado semana passada, é seu segundo disco.
Sua voz é doce, cristalina; justapõe-se a arranjos complexos, com várias facetas.
"The Strangers" é de fazer sonhar acordado, enquanto "Save Me from What I Want" traz uma inocente paranoia de Clarke.
É um alívio encontrar uma cantora que produza paisagens tão diversas e apaixonantes como St. Vincent.

 

Quer saber como estragar uma música excelente? Ouça o remix que Calvin Harris fez para "The Reeling", do Passion Pit. Harris parece ter criado um novo gênero: electro-axé. Aqui dá para achar fácil: http://hypem.com.

 

O paulistano Murphy vai fechar o palco principal da edição 2009 do gigante Monegros, festival encravado num deserto espanhol que é referência da música eletrônica. Em julho, Murphy encerrará um festival que tem na escalação nomes como Carl Cox, Ricardo Villalobos, Richie Hawtin, Tiga, Orbital...

thiago.ney@grupofolha.com.br


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