São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério da Justiça libera sexo e nudez às 20h

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Programada pela própria TV Globo para as 23h, a minissérie "Presença de Anita", que tem cenas de nudez e insinuações de sexo, foi liberada pelo Ministério da Justiça para as 20h.
A classificação, de imprópria para menores de 12 anos, é a mesma dada originalmente pelo ministério para a próxima novela das sete da Globo, "As Filhas da Mãe", que terá uma transexual. A Globo recorreu, e o ministério liberou a novela para as 19h.
Em despacho no "Diário Oficial" de anteontem, o coordenador de classificação do ministério, Mozart Rodrigues da Silva, apontou na minissérie apenas "insinuações de sexo e desvirtuamento de valores éticos".
"Presença de Anita" conta a história de uma adolescente de 17 anos que se envolve com um homem adulto e com um rapaz de 16. Há muitas cenas de sexo e de nudez. Lançado em 1948, o original, de Mário Donato, foi perseguido por setores católicos.
Prevendo problemas com a Justiça, a Globo escalou atores maiores de 18 anos para os papéis de adolescentes. O autor, Manoel Carlos, disse recentemente à Folha que o conteúdo erótico da minissérie pode chocar o público.
A classificação para as 20h poderia indicar falta de critérios do Ministério da Justiça ou o envio, pela Globo, de uma sinopse "amenizada". A Globo negou, e o ministério disse apenas que a classificação "é flexível".

OUTRO CANAL

Flashback
A Globo vai reprisar em julho episódios do extinto "Você Decide" na combalida sessão "Vale a Pena Ver de Novo" -que passará a ter, além de novelas, seriados e minisséries. Segundo a emissora, os telespectadores poderão escolher, por telefone, novos finais para os programas.

Lobby
O "Jornal da Globo" exibiu anteontem reportagem mostrando as maravilhas do padrão japonês de TV digital. Até imagens de telespectadores vendo TV em celular foram mostradas. Dos sistemas americano e europeu, só se falou dos defeitos.

Bandeira
No mesmo dia da reportagem, o ministro Pimenta da Veiga (Comunicações) disse à imprensa que o Brasil não vai adotar um sistema digital que não existe -uma alusão ao japonês, que ainda está em testes no próprio Japão.

Resposta
Ontem, Fernando Bittencourt, diretor de engenharia da Globo, reagiu à fala do ministro. Disse que o padrão japonês é o melhor técnica, econômica e politicamente.

Calo
Lançado há pouco mais de uma semana, o "TJ Manhã", do SBT, bateu anteontem a Globo no Ibope, por 3 pontos a 2.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Travesti corta o pingolim e perde o namorado!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.