São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guitarrista foi atingido por uma moto quando corria na avenida Europa

Atropelamento deixa titã Marcelo Fromer em coma

Ana Ottoni/Folha Imagem
Marcelo Fromer, guitarrista do grupo Titãs, que foi atropelado anteontem, na av. Europa em São Paulo


DA REPORTAGEM LOCAL

É "extremamente" grave o estado do guitarrista dos Titãs, Marcelo Fromer, 39, vítima de atropelamento em São Paulo, segundo o último boletim divulgado ontem pela equipe médica do Hospital das Clínicas, na capital. O músico continuava internado na UTI, à noite, em coma profundo e respirando com a ajuda de aparelhos.
Durante o dia, amigos chegaram a declarar que ele teria sofrido morte cerebral, informação não confirmada pelo hospital.
"É praticamente isso", disse a namorada do músico, Karen Kupfer, 32, ao ser questionada, à noite, se a família já havia sido desenganada pelos médicos. "Desculpa, eu estou muito transtornada, mas é isso. Rezem para Deus."
O rabino Henry Sobel foi chamado pela família, às 21h15, e ficou menos de dez minutos no local. "Clinicamente, a situação é gravíssima. Clinicamente, há poucas chances", disse o rabino.
Fromer sofreu sérios ferimentos na cabeça, ao ser atingido no meio da rua por uma moto, enquanto corria perto da casa de Karen, no Jardim Europa (zona oeste).
Ele atravessava a avenida Europa fora da faixa de pedestres, perto da esquina com a rua Portugal, por volta das 18h10, quando ocorreu o acidente. O local estava escuro, por causa do programa de racionamento de energia, e havia tráfego intenso.
Segundo a vendedora Carla Regina Caldeira, 32, que trabalha em frente ao local onde Fromer caiu, uma moto atingiu o músico. "Um homem que tentava acalmá-lo disse que um motoqueiro o atingiu e desapareceu depois."
Uma outra testemunha, Fábio Teixeira, que foi ouvida ontem à tarde pela polícia, contou ter visto uma Honda Biz fugir do local, "cambaleando" pela rua Portugal, e que depois viu o corpo do músico caído. No final da noite, o delegado Alexandre Sayão, do 15º DP (Itaim Bibi), confirmou que o músico foi atingido por um motoqueiro, ainda não identificado.

Sem documento
Socorrido pelos bombeiros, o músico deu entrada às 19h09 no pronto-socorro sem ser identificado, pois não portava documentos. Fromer estava em coma, com grave trauma crânio-encefálico e facial. Ao chegar, segundo boletim médico, ele tinha obstrução das vias aéreas com aspiração de sangue para os pulmões. O tórax e o abdome não tinham lesões.
O guitarrista só foi identificado no final da noite de anteontem, pela namorada, com quem iria jantar às 22h. Como ele não aparecia, ela e uma amiga, a psicanalista Graciela Barbero, 55, foram até a delegacia do bairro e descobriram que havia o corpo de um homem, vítima de atropelamento, internado e sem nome.
As duas seguiram para o HC em busca de Fromer, segundo Graciela, e, sem poder ter acesso ao local em que ele estava, conseguiu identificá-lo perguntando se a pessoa internada tinha uma tatuagem como a do músico.
Fromer foi submetido a uma cirurgia de cinco horas e meia. Segundo a assessoria do hospital, do horário da internação até o momento da cirurgia, o paciente foi submetido a exames.
O guitarrista tem três filhos. A mais velha, Susi, de 17 anos, vive em São Paulo. Os outros dois, Max e Alice, moram em Portugal com a ex-mulher do Titã, Tina. Eles estariam vindo para o Brasil ainda hoje, segundo informou o amigo Fernando Salem.
Os membros do grupo, assim como os pais do músico, Lúcia e Joaquim, e irmãos foram ao hospital. Amigos também visitaram o músico, entre eles o compositor Arnaldo Antunes e o vocalista do Ira!, Nasi. O próximo boletim médico do HC sairá às 12h de hoje.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Especialistas dizem que chances de sobrevivência são pequenas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.