São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fábia cresce, aparece e redescobre Cleópatra

DA REPORTAGEM LOCAL

"Tenho um olhar bem contemporâneo sobre tudo e estou sempre conectada à rua", afirma Fábia Bercsek sobre seu papel na salada de personalidades e estilos que compõe a SPFW.
Aos 28 anos, ela já conquistou seu lugar na moda e, a cada ano, ganha espaço como um dos nomes mais promissores da geração posterior a Alexandre Herchcovitch, de quem, aliás, foi assistente. Antes da SPFW, onde estreou em 2005, também passou pelo Hot Spot e pela Casa de Criadores.
Muito do atual sucesso de Fábia se deve, como ela mesma aponta, ao seu talento para lidar com o streetwear jovem e pop, estilo com grande público e pouca atenção nas passarelas.
Superconectada, Fabia vasculha a web, jornais e revistas em busca das últimas apostas da moda, mas não se prende a nenhuma delas. "O que mais prezo é a liberdade de pensar o mundo com os meus olhos."
Outro trunfo do trabalho da designer é a estamparia, que conta com desenhos exclusivos, de sua autoria. Além de estilista, ela também é uma ilustradora premiada, com trabalhos publicados em revistas no Brasil e no exterior.
"Meus pais sacaram logo que eu tinha o dom de desenhar e sempre me incentivaram. Fiz até colegial técnico de desenho, que me ajudou muito. Está tudo na minha mala da vida", diz.
Nesse mochilão de inspirações, também há muito espaço para a música e para temas transcendentais, outras paixões da designer, que já fez um desfile inspirado na banda Fleetwood Mac, e outro, no xamanismo. "Meu lado espiritual é necessário para lidar com a realidade de forma mais humana, mas não escapista", afirma.
Com um ateliê-loja em São Paulo, Fábia já vende suas criações no Japão e tem outras propostas para exportar suas roupas. Na última temporada de inverno, saiu aplaudida e ganhou uma enxurrada de críticas positivas. "Não sou mais underground, mas não vou viajar em delírios de grandeza. Quero crescer no meu ritmo e continuar sendo eu mesma."
A nova coleção de Fábia, que será mostrada na sexta, foi inspirada em Cleópatra, a rainha egípcia que, para ela, tem tudo a ver com as mulheres de hoje. "Fiz uma Cleópatra pop, forte e ultrafeminina. E preparei uma surpresa para o desfile", conta.


Texto Anterior: Abaixo as tendências!
Próximo Texto: São Paulo Fashion Week: Brasil inspira coleções de verão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.