São Paulo, quarta-feira, 13 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda Sinfônica mescla música e Shakespeare

Em meio a criações para orquestra, ator interpreta trechos de peças do escritor

Regido pelo maestro valenciano Rafael Sanz-Espert, espetáculo tem obra especial de André Mehmari, intitulada "Willow Song"

GUSTAVO FIORATTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Criações para orquestra que se debruçam sobre as histórias de "Hamlet" e "Ricardo 3º", entre outras, estão na base do espetáculo musical conduzido pela Banda Sinfônica, hoje, às 21h, no teatro Cultura Artística, em São Paulo.
O ator Celso Frateschi interpreta trechos das peças de Shakespeare entre as músicas executadas pelo conjunto, numa experiência que Abel Rocha, diretor artístico da banda, classifica como "dramatúrgica". Afeito à criação de interfaces entre a música, o cinema e o teatro, Rocha elaborou programa "cênico" com seis peças do século 20.
"Jogos de iluminação, figurino e outros elementos estão no trabalho, que é música para ser ouvida e vista com os olhos", brinca ele.
Regida pelo maestro valenciano Rafael Sanz-Espert, que hoje está à frente da Banda Sinfônica de Bilbao, a seqüência foi organizada de forma a seguir a tentativa de remissão aos climas da dramaturgia shakespeariana. A começar pela suave "Illyrian Dances" (de Guy Woolfenden), escrita na década de 80 com olhar sobre o estilo do século 16. Logo depois, Frateschi lê trecho de "Ricardo 3º".
A obra de André Mehmari, "Willow Song", é a mais recente do programa, composta especialmente para a Banda Sinfônica. "Inspirada na morte de Ofélia, é feminina e delicada", diz Rocha. Mehmari prefere chamá-la de "arranjo", uma vez que se baseia em peça melódica de autoria desconhecida, composta provavelmente por músicos da companhia de Shakespeare, no próprio século 16, para ilustrar o fim trágico da personagem de "Hamlet".
Essa mistura de linguagens já se tornou tradicional dentro da história da Banda Sinfônica.
"Quem segue o trabalho da banda está se acostumando a ver de tudo, de um concerto de Airto Moreira cheio de improvisos a uma peça conhecida de Tchaikovski que o público pode assobiar junto, ou agora uma encenação que mistura texto e música", diz Rocha.


CONCERTO: SHAKESPEARE
Quando:
hoje, às 21h
Onde: teatro Cultura Artística (r. Nestor Pestana, 196, SP, tel. 0/xx/11/3258-3616
Quanto: R$ 16 a R$ 36


Texto Anterior: Tusp recebe experimentos cênicos em construção
Próximo Texto: Alguns duos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.