São Paulo, Terça-feira, 13 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abertura tem "inédita" de Shakespeare

do enviado a Avignon

A 53ª edição do Festival de Avignon teve uma postura ousada. Apresentou, na sua abertura, uma peça de William Shakespeare inédita na França.
"Henry 5", a tal peça, dirigida por Jean-Louis Benoît, não é nada agradável para os franceses.
Henrique 5º, o rei-título inglês, é corajoso e decidido. O francês é fraco, acompanhado por bufões, interesseiros e covardes.
"Nada de novo sobre a guerra na epopéia de Shakespeare", foi o título do jornal "Le Monde"; ""Henry 5 tenta uma passagem em farsa", "trocadilhou" o "Libération", que chamou o texto de "uma das peças menos palpitantes de Shakespeare".
Até agora, os franceses só conheciam as versões cinematográficas de Laurence Olivier (1944), financiada pelo governo britânico, para instigar os ingleses contra os alemães, e de Kenneth Branagh, de 1995.
Henrique 5º, filho de Henrique 4º, busca na sua árvore genealógica a justificativa para reivindicar o trono francês. A partir daí, pressiona o rei da França a abdicar em seu favor.
Decide-se por um invasão, apesar de contar com um exército inferior. Vence e força seu casamento com a filha do rei francês.
É uma derrota humilhante para os franceses.
Em dado momento, Henrique 5º afirma que, "se não for o rei da França, não será mais o rei da Inglaterra".
Um dos pontos altos da peça é a invasão da França pelos ingleses. O rei Henrique 5º, interpretado por Philippe Torreton, após se questionar se devia ou não invadir a França, opta pela guerra.
Acompanhado de seus generais, marcha sobre o continente, representado por pequenas montanhas ao fundo do cenário. Ao chegarem à área, erguem um tapete e o levam, em partes, para o interior do Palácio dos Papas, rapidamente.
Sob o verde do campo francês, surgem os cadáveres.
A tradução é nova, de Jean-Michel Déprats, que organiza uma nova versão das obras completas de Shakespeare na França. A peça continua em cartaz em Avignon até o dia 17.
(HCS)


Texto Anterior: Teatro: Bonecos levam encanto a Avignon
Próximo Texto: Televisão: Multishow dedica programas especiais à música tecno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.