São Paulo, segunda-feira, 13 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Sucesso a Qualquer Preço
Record, 12h.
(Laker Girls). EUA, 1990. Direção: Bruce Seth Green. Com Tina Yothers, Paris Vaughn, Shari Shattuck, Paul Johasson. Filme para TV a respeito de três garotas que batalham para ser a líder de torcida do L.A. Lakers, célebre time de basquete profissional. Feito para TV e infinitamente mais obscuro que os Lakers.

Christine, o Carro Assassino
SBT, 15h15.
(Christine). EUA, 1983, 110 min. Direção: John Carpenter. Com Keith Gordon, John Stockwell, Alexandra Paul. Christine é o nome do velho carrão que o jovem Arnie (Gordon) restaura com amor. E amor com amor se paga: Christine assombrará o mundo com seus ciúmes e com seus terríveis poderes. Como um fabulista, Carpenter ataca a relação maníaca com o automóvel e o lugar (feminino) que passa a ocupar no imaginário masculino. O terror sobre rodas.

Beethoven 2
Globo, 15h25.
(Beethoven's 2nd). EUA, 1993, 86 min. Direção: Rod Daniel. Com Charles Grodin. Sequência do filme dedicado a Beethoven, o cão São Bernardo, feito em 1992. Aqui, Beethoven é separado de sua amada. Mas procurará encontrá-la. Enfim, vale mais que "Um Grande Amor de Beethoven", impostura dedicada ao compositor. Diversão familiar.

O Escorpião Escarlate
Bandeirantes, 22h.
Brasil, 1986, 83 min. Direção: Ivan Cardoso. Com Herson Capri, Andréa Beltrão, Nuno Leal Maia. Garota que, nos anos 50, acompanha apaixonadamente, pelo rádio, as aventuras do herói Anjo, começa a misturar o real e a fantasia e acaba sendo perseguida pelo Escorpião Escarlate, o vilão do seriado. Nem sempre são felizes as evocações dos anos 40/50 de Ivan Cardoso. Aqui a coisa funciona muitíssimo bem.

Meu Filho das Selvas
Globo, 22h05.
(Jungle 2 Jungle). EUA, 1997, 105 min. Direção: John Pasquin. Com Tim Allen, Martin Short, Lolita Davidovich. Executivo de Nova York descobre-se pai de um filho criado como índio nas selvas da América do Sul. Problema mesmo é quando o menino vem visitá-lo em plena Manhattan. "Remake" de um filme francês ("Un Indien dans la Ville"). Na França, isso deve ter a ver com a idéia do bom selvagem. Nos EUA, com a falta de idéia (daí, aliás, o "remake"). Comédia familiar. Inédito.

Intercine
Globo, 2h20.
Para começar a semana, vai ao ar o escolhido entre "Disque M para Matar" (1954, de Alfred Hitchcock, com Grace Kelly, Ray Milland) e "Braddock 3 - O Resgate" (1988, de Aaron Norris, com Chuck Norris, Aki Aleong).

The Super - O Dono do Pedaço
Globo, 4h15.
(The Super). EUA, 1991, 86 min. Direção: Rod Daniel. Com Joe Pesci, Vincent Gardenia. Pesci é um rico dono de prédio onde moram pessoas pobres. É bom para cobrar os aluguéis, mas não para dar manutenção mínima ao local. Castigo: é condenado a morar em um de seus apartamentos. A idéia de vingança contra um proprietário calhorda pode ser sedutora, mas resulta em não mais que uma comédia punitiva.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

Dia repleto de belas produções

Tem dia que os programadores parecem combinar para endoidar os espectadores com belos filmes.
Vejamos apenas os que não viraram carne de vaca: na MGM, passa "Os Desajustados" (19h) e "Quanto Mais Quente Melhor", de Billy Wilder (21h30) -a eles voltaremos amanhã.
O Telecine Classic prossegue com o ciclo Jean Renoir com "A Carruagem de Ouro" (22h), uma raridade.
O Film & Arts traz um Hitchcock de arromba, dos melhores e menos valorizados trabalhos do mestre nos anos 40, "A Sombra de uma Dúvida" (12h e 22h).
Mais dois Hitchcock no Eurochannel: "The Skin Game" (23h10) e "Chantagem e Confissão" (1h).
Para completar, o Cinemax Prime vem com "Ed Wood" (21h), de Tim Burton. (INÁCIO ARAUJO)

PAIS E FILHOS

STV discute independência dos adolescentes
O programa "Filhos", que a STV apresenta hoje, às 20h30, vai falar do momento em que um adolescente deixa a família para viver uma fase independente, que pode durar uma semana, um mês ou a vida toda. Para discutir o tema, o convidado é o psicanalista Bernardo Tanis, especializado em crianças e adolescentes.

BICHOS E GENTE

NGC mostra a "humanidade" dos chimpanzés
O documentário "Macacos Somos Nós" (National Geographic, 19h) mostra que cada grupo de chimpanzés possui suas próprias tradições, exatamente como os humanos. A exploradora Jane Goodall fala da maneira pela qual os chimpanzés enxergam o mundo e mostra que esses macacos são 98% idênticos aos humanos.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Barbara Gancia: Riscou o disco da Sony Entertainment Television
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.