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Comentário
Audácia impulsionou carreira de bailarina
CÁSSIA NAVAS
ESPECIAL PARA A FOLHA
Uma coreografia se
compõe de muitos elementos; o principal deles: o bailarino, a partir de
quem tudo se constrói -espetáculos, companhias, festivais,
teatro, escola, faculdades-,
estruturas que vão povoando
de movimento a cultura do
mundo.
Ivonice Satie, uma das grandes personalidades da dança
deste país, era uma bailarina de
traçado espacial forte, impulsionada pela audácia. Uma bailarina marcante, riscando o
palco com inteligência.
Jamais perdida, a força motriz de sua dança foi temperada
por um raro bom senso, que lhe
permitiu uma carreira ímpar
de empreendedora: inaugurou
companhias e modificou grupos, mirando o futuro ancorada
na bagagem que trazia de mestres e colegas.
Trabalhou no centro e na periferia, em grupos públicos e
particulares, sua vocação para
abertura de novas frentes, sendo conjugada com a preocupação com a formação de platéias,
inquietações que conduziram
seus grupos para fora de suas
sedes, dançando em muitas
partes e de várias maneiras.
Em uma carreira intensa, à
coragem de suas ações somava-se, como herança de seus antepassados japoneses, a condução de uma dança guiada por
uma visão histórica ampla,
quase eterna.
Como os verdadeiros artistas
da dança, ela tinha sido tocada
pela eternidade, lá, no palco,
em instantes nos quais tudo
parece parar, o espaço do mundo cabendo dentro do corpo
de cada um. Um momento fugaz, que muitas vezes temos o
privilégio de vislumbrar, compartilhando públicos e artistas
de um sentido de suspensão,
fruto de vigorosa inversão de
nosso cotidiano.
Ivonice Satie queria e lutou
pela eternidade em vida. Como
um "shogun" (guerreiro) do
Brasil, ela sabia que a vida, mesmo a escoar-se por entre os
nossos dedos, merece ser celebrada e respeitada como uma
obra de arte.
CÁSSIA NAVAS é pesquisadora de dança da
Unicamp e consultora do Teatro da Dança.
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