São Paulo, Sexta-feira, 13 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gramado e Locarno assistem hoje a "Dois Córregos"

JOSÉ GERALDO COUTO
enviado especial a Gramado

"Dois Córregos", de Carlos Reichenbach, que compete hoje no Festival de Locarno (Suíça), será exibido também, fora da competição, na sessão premiére do 27º Festival de Gramado do Cinema Latino e Brasileiro. Será a primeira exibição pública do filme no país.
Carlos Reichenbach está em Locarno, mas as duas atrizes principais de "Dois Córregos", Vanessa Goulart e Luciana Brasil, estão em Gramado, onde é esperado também o protagonista do filme, Carlos Alberto Riccelli, acompanhado da mulher, a atriz Bruna Lombardi.
O Festival de Gramado esquentou anteontem, com a exibição dos dois melhores longas da competição até agora: "Santo Forte", de Eduardo Coutinho, e "Los Amantes del Circulo Polar", do espanhol Julio Medem.
O documentário de Coutinho, que mostra a vivência cotidiana da religião numa favela do Rio, arrancou aplausos da platéia em cena aberta.
Constituído quase exclusivamente de longas conversas de personagens da favela com o diretor, o filme é de uma intensidade humana cada vez mais rara no cinema de qualquer país.
"Los Amantes del Circulo Polar", por sua vez, é uma história de amor narrada de forma original e engenhosa.
Acompanha um casal de apaixonados, Ana e Otto, desde os 8 até os 25 anos, por meio de uma estrutura cíclica, em que o ponto de vista é ora dele, ora dela.
O forte do filme é sua atmosfera densamente lírica, sensual e ligeiramente fantástica. O ponto fraco talvez seja o de deixar à mostra em certos momentos sua mecânica demasiado precisa.
Hoje serão exibidos os últimos longas-metragens em competição: o cubano "La Vida Es Silbar", de Fernando Pérez, e o venezuelano "Amaneció de Golpe", de Carlos Azpúrua. O primeiro mostra os efeitos místicos do encontro entre duas mulheres e um homem no Dia de Santa Bárbara, ou Dia de Xangô, o orixá do destino.
"Amaneció de Golpe" reconstitui uma tentativa de golpe militar na Venezuela e a crise que o fato instala na vida de diversos personagens.


O jornalista José Geraldo Couto viaja a convite da organização do Festival de Gramado do Cinema Latino e Brasileiro

Texto Anterior: O DOGMA E O DESEJO
Próximo Texto: Campos vê "reserva de mercado" na ABL
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.