São Paulo, Sexta-feira, 13 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Índice

Campos vê "reserva de mercado" na ABL

da Sucursal do Rio

O ex-senador Roberto Campos disse ontem à Folha que "as esquerdas querem criar uma reserva de mercado em relação a cadeiras eventualmente ocupadas por nomes de esquerda (na ABL)".
A afirmação se refere à ameaça da viúva do escritor Dias Gomes, Bernadeth Lyzio, de transferir o corpo do marido do mausoléu da Academia Brasileira de Letras para um jazigo da família caso Campos concorra à vaga que era de Gomes.
Para Campos, discussões ideológicas existem "na imprensa, nas universidades e no Congresso". "Não sabia que na ABL se levantasse esse tipo de problema."
Bernadeth disse que a escolha seria um "desrespeito à memória" do dramaturgo. "Gostaria de saber como ele (Campos) faria o discurso de posse, falando sobre seu antecessor", afirmou.
Ela disse que recebeu apoio de Ferreira Gullar, Jaguar e Ziraldo.
"Na ABL, viúva não pia", reagiu o poeta Ledo Ivo. "A vaga de um acadêmico não se inclui na relação de bens da família; pertence à academia", afirmou.


Texto Anterior: Gramado e Locarno assistem hoje a "Dois Córregos"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.