UOL


São Paulo, sábado, 13 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Músico norte-americano, que sofria de diabetes, usava folk e rock para retratar vida de operários

Johnny Cash morre aos 71

CÍNTIA CARDOSO
DE NOVA YORK

Morreu ontem, aos 71, o cantor Johnny Cash. O músico estava internado em um hospital de Nashville (EUA) e deixa cinco filhos. Considerado um dos principais expoentes da música americana, Cash sofria de diabetes e de problemas no sistema nervoso.
Segundo o seu empresário, Lou Robin, o estado de saúde do artista teria se agravado após a morte de sua mulher, a cantora June Carter, há quatro meses.
A carreira de Cash começou em meados dos anos 50 com o lançamento de seu primeiro álbum pela Sun Records. Críticos atribuem a ele a criação de um estilo que une elementos de folk e rock pontuados por letras de protesto que descreviam a vida de trabalhadores, prisioneiros, operários e índios americanos.
O cantor gravou mais de 1.500 músicas -entre os sucessos estão "Folsom Prison Blues" e "Ring of Fire". Sua infância pobre em Arkansas, marcada pela Depressão, era uma inspiração constante.
A obra de Cash não se restringiu ao country. Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins, contemporâneos do cantor nos anos 50, foram influenciados por ele. "Era mais que um gigante na música, um ícone da cultura. Era mais do que qualquer pessoa possa descrever", disse Ed Benson, presidente da Associação de Música Country dos EUA.
A importância desse legado foi reconhecida com a eleição do cantor para o Rock and Roll Hall of Fame, em 1992, 12 anos após a sua inclusão no Country Music Hall of Fame. Ao longo da carreira, o músico ganhou dez Grammys, incluindo um pelo conjunto da obra, em 1999. O último, de melhor cantor de música country, foi recebido em 2000.
A carreira de Cash deu um salto em 94, quando assinou com a American Records. Na última edição do MTV Music Awards, em agosto, Cash levou um prêmio pelo videoclipe "Hurt".


Texto Anterior: Rodapé: O surrealismo gótico de Mandiargues
Próximo Texto: Trecho
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.