São Paulo, Segunda-feira, 13 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

ERNEST, UM TRAPALHÃO NA CADEIA
SBT, 14h15. (Ernest Goes to Jail). EUA, 1990, 82 min. Direção: John R. Cherry 3º. Com Jim Varney, Gailard Sartan. Um sósia bandido atrapalha a vida do bancário Ernest (Varney). Enquanto este vai para a cadeia, o bandido vai para o banco. Terceiro filme da série, que rendeu elogios a Varney. Avaliação:   

SUPER MARIO BROS
Globo, 15h30. (Super Mario Bros). EUA, 1993, 104 min. Direção: Rocky Morton/Annabel Jankel. Com Bob Hoskins, John Leguizamo, Dennis Hopper. Aventura (ou ficção científica) derivada do célebre videogame, em que dois encanadores (Hoskins e Leguizamo) encontram um mundo paralelo e inusitado. Os adolescentes adoram (ou adoraram, quando o filme foi lançado. Hoje, Mario Bros pode ser obsolescência pura). A dupla de diretores é a mesma do criativo (e também datado) "Max Headroom" e do thriller "Morto ao Chegar". Avaliação:  

WILD BILL - UMA LENDA DO OESTE
Globo, 21h55. (Wild Bill). EUA, 1995, 97 min. Direção: Walter Hill. Com Jeff Bridges, Ellen Barkin, John Hurt, Keith Carradine, Bruce Dern. Vida e obra de Wild Bill Hickock (Bridges), trapaceiro e depois homem da lei do Velho Oeste, do qual se tornou um dos mitos. Hill concentra a atenção nos últimos anos da vida do "westerner", quando ele foi vitimado por um glaucoma e se viciou em ópio. A experimentar, já que faz tempo Walter Hill está devendo algo à altura do que prometia nos anos 80 (sobretudo no setor faroeste). Inédito. Avaliação:   

SHAFT
Bandeirantes, 22h30. (Shaft). EUA, 1971, 98 min. Direção: Gordon Parks. Com Richard Roundtree, Moses Gunn, Charles Cioffi. Aventuras do detetive particular negro de Nova York, em particular sua busca, no Harlem (bairro negro da cidade), ao sequestrador de sua filha. Filme do período da "blaxploitation", quando Hollywood descobriu o mercado de espectadores negros, que deu a Isaac Hayes o Oscar de melhor canção, o primeiro dado a um negro. Avaliação:    

INTERCINE
Globo, 0h25. "Rocky 3" (1982, de Sylvester Stallone, com Sylvester Stallone, Talia Shire, Burt Young, Burgess Meredith).

O PRÍNCIPE DAS MARÉS
Globo, 2h15. (The Prince of Tides). EUA, 1991, 132 min. Direção: Barbra Streisand. Com Barbra Streisand, Nick Nolte, Blythe Danner, Kate Nelligan. Treinador de futebol desempregado, Nolte vai a Nova York dar uma força à irmã, poetisa que tentou o suicídio e agora está em tratamento psiquiátrico. Mas ele acaba mesmo é dando força à psiquiatra Streisand, que cuida da irmã, mas que se envolve com ele. Típico relato psicológico: a gente vê, vê, e depois conclui que tanto pode ser assim como não ser. Mas, pelo menos, tem Nick Nolte, que está ótimo. Avaliação:   

TV PAGA
Musical abre ciclo Robert Wise

da Redação

"Amor, Sublime Amor" (22h), o Telecine 5 inaugura hoje o ciclo dedicado aos filmes de Robert Wise, colocando o patamar lá no alto.
Esse "Romeu e Julieta" transposto para a Nova York contemporânea resultou em um dos melhores musicais já realizados, o que se deve em boa parte ao coreógrafo e co-diretor Jerome Robbins.
Mas os méritos de Wise estão lá. Embora não seja um cineasta de primeiríssima linha, o montador de "Cidadão Kane" é um desses cineastas capazes de abordar quase qualquer gênero com desenvoltura.
No ciclo desta semana falta talvez sua obra-prima, "The Set Up". Em troca, alguns filmes poucos conhecidos do realizador tornam o ciclo obrigatório. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Ainda é possível ir mais longe
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.