São Paulo, sábado, 13 de outubro de 2007

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Audiência opõe Aguinaldo Silva e Ibope

Autor de "Duas Caras" crê que número de TVs ligadas caiu; instituto afirma que pesquisas não apontam esse fenômeno

Para novelista, o Ibope -único a medir audiência- "vai sempre dizer o contrário, mas a conta deles é complicada demais"

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

"O problema não é com a novela, é com a televisão. As pessoas estão comprando TVs de plasma para deixarem desligadas ou para verem filmes. E ainda tem o Messenger e o Orkut."
A justificativa de Aguinaldo Silva à baixa audiência inicial de "Duas Caras", publicada na Folha na semana passada, não tem base em números do Ibope dos últimos anos, segundo o instituto, único a realizar esse tipo de medição.
De acordo com o Ibope, as pesquisas não demonstram que a TV brasileira esteja perdendo audiência. "Não temos indícios de que as pessoas estejam desligando os televisores e fazendo outras atividades", afirmou à Folha, por e-mail, Antonio Ricardo Ferreira, diretor-executivo do Ibope Mídia.
Ele diz não haver evidências de queda significativa nem no números de televisores ligados nem no tempo médio que cada indivíduo assiste à TV por dia.
Em 2003, eram três horas e 45 minutos na Grande SP. No primeiro semestre deste ano, foram três horas e 49 minutos. Na medição nacional, o total de televisores ligados no dia todo era de 32,95%. Em setembro deste ano, foram 32,92%.
Sempre de acordo com o Ibope, também não houve oscilação representativa no horário nobre (das 18h às 23h), no qual a novela das oito se insere. No primeiro semestre deste ano, 65,4% das TVs estavam ligadas no horário. É menos do que em 2006 e 2005 (67,6 e 67,3), mas está no mesmo patamar de 2004 e 2003 (65,5 e 65,7).
No horário da novela das oito (entre 21h e 22h), este ano aponta que 67% das TVs estão ligadas. É menos do que em 2006 e 2005 (ambos com 70%), mas próximo ao resultado de 2004 (68%), conforme mostra a tabela ao lado.
O Ibope indica que a Globo teve uma queda de audiência e de participação no total de ligados no horário da novela. Isso aconteceu também com o SBT. Record, Band e Rede TV! ganharam telespectadores.
Ao ser informado pela Folha sobre o levantamento do Ibope, Aguinaldo Silva respondeu: "O Ibope vai sempre dizer o contrário, mas a conta deles é complicada demais, e a nossa pode ser simples assim: nos tempos de "Senhora do Destino" [novela anterior de Silva, de 2004/05, recordista de audiência], a percentagem de aparelhos ligados só baixava de 70 aos sábados e chegava a 80 nos dias normais. Agora, nos dias normais, como segunda e terça passadas, não passou de 65. E no sábado baixou de 60 -deu 58. Me diz, então: de lá para cá, baixou ou não baixou?".
Silva foi contundente: "Não estou implorando para que os que não estão vendo nenhum dos canais convencionais ou a TV a cabo corram para ver minha novela. O que eu quero é que alguém me diga o que é que elas estão vendo... Meu interesse é puramente sociológico".
Ferreira, do Ibope, apesar de não comentar diretamente o desempenho de um programa, afirmou: "Em alguns dias da semana passada, houve uma queda do total de ligados, durante algumas horas do horário nobre, quando comparados a semanas anteriores recentes. Mas, com as pesquisas que produzimos, não é possível afirmar que seja um fenômeno permanente, muito menos que esteja relacionado a uma mudança de hábito do indivíduo".
Ele afirma que mudanças de hábitos precisam estar sustentadas "por períodos de análises longos (...) como audiência menores de início de novelas".
O desempenho da novela das oito da Globo piorou à época de "Páginas da Vida" (2006/ 07). Na seqüência, vieram "Paraíso Tropical" (2007) e "Duas Caras" (estréia em 1º/10).
Manoel Carlos, autor de "Páginas", afirmou à Folha, por e-mail: "Não tenho nenhuma informação segura sobre a diminuição significativa de audiência nas novelas, mas o Aguinaldo, sempre antenado, certamente dispõe de dados confiáveis para fazer essa afirmação".
"Duas Caras" começou mal no Ibope, chegou a baixar para 33 pontos e está com 37 de média (40 seria um nível razoável). Mas está subindo. Na última quarta (nono capítulo) marcou 41 pontos de média e foi sintonizada por 61% das TVs ligadas na Grande SP.

Nova pesquisa
O Ibope mede a audiência da TV paga, além de constatar quando o televisor está ligado em DVD ou videogame. Mas o tempo dedicado a outros aparelhos e canais fechados ainda é baixo diante da TV aberta.
O instituto está elaborando pesquisa sobre hábito do público, para saber, por exemplo, se quem está com a TV ligada realmente vê a programação ou se usa o computador no horário. Há uma discussão mundial sobre a tendência de a TV convencional perder espaço para outras mídias, e isso já é constatado em pesquisas nos EUA.


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