São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA

Pedro Gutiérrez discute ofício em Porto Alegre

DA REPORTAGEM LOCAL

O escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez, 58, raramente deixa o bairro em que vive, na região central da capital cubana. Porém, muitas vezes, quando o faz, é para para falar desse mesmo local, que inspirou sua obra mais famosa, a "Trilogia Suja de Havana". O livro completa neste ano seu décimo aniversário, e ganha uma nova edição brasileira, pela Alfaguara.
Hoje, às 19h30, o autor participa da série de palestras "Fronteiras Braskem do Pensamento", na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Amanhã, estará em São Paulo para se apresentar no auditório da Pinacoteca (praça da Luz, 2), às 20h, com vagas limitadas. No evento gaúcho, o autor divide a noite com Fabrício Carpinejar. Em ambos, o tema será o ofício do escritor.
Gutiérrez disse à Folha que não consegue explicar o sucesso de seu livro, hoje traduzido para mais de 20 línguas, e que sua matéria-prima já se esgotou. "Já não consigo mais escrever sobre o lugar em que vivo." Curiosamente, o Brasil pode ser o tema de seu próximo romance. "Quero conhecer Manaus e escrever sobre a idéia de ir até lá."
(SYLVIA COLOMBO)



Texto Anterior: Benicio del Toro e Wim Wenders vêm à Mostra
Próximo Texto: Crise deixa mercado de shows em alerta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.