São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

música

CRÍTICA INSTRUMENTAL

Encontro clássico de titãs das cordas é desafio aos ouvidos

FABRICIO VIEIRA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

No final da década de 1970, os fãs da guitarra foram surpreendidos com a inusitada reunião de três virtuoses das cordas: o inglês John McLaughlin, o espanhol Paco de Lucía e o americano Larry Coryell. O que sairia do encontro de músicos de perfis tão distintos?
O resultado pode não ter agradado a todos, mas não se pode negar que os músicos encontraram raro equilíbrio no palco, como demonstra a apresentação registrada em 1979, no Royal Albert Hall, em Londres.
A princípio, a opção do "guitar trio" em explorar apenas a sonoridade acústica do violão cria a impressão de que o violado flamenco de Lucía irá dominar e conduzir a cena. Mas, felizmente, isso ocorre apenas em algumas passagens, como no tema de abertura do concerto ("Entre dos Aguas").
Mesmo que não haja espaço para o toque eletrificado que consagrou McLaughlin, o guitarrista inglês consegue protagonizar o melhor momento do show, reservado para uma de suas clássicas composições, "Meeting of the Spirits".
A faixa-título faz parte do repertório do Mahavishnu Orchestra, grupo seminal de jazz-rock criado por McLaughlin no início da década de 1970, quando deixou de tocar com o trompetista Miles Davis. É nessa faixa, que se estende por longos 23 minutos, que o músico inglês encontra o terreno ideal para exibir sua pegada.
O domínio instrumental dos músicos é indiscutível e a música criada tem momentos realmente belos. Mesmo assim, para apreciar esse "Meeting of the Spirits" é preciso estar disposto a encarar três violões em ação, com os músicos transpirando virtuosidades em dedilhados infinitos. O que irá decepcionar os fãs é a baixa qualidade de imagem do DVD.
Uma apresentação considerada clássica para muitos e que levou tanto tempo para ganhar versão digital merecia ter recebido um tratamento mais cuidadoso.

MEETING OF THE SPIRITS
ARTISTAS John McLaughlin, Paco de Lucía e Larry Coryell
DISTRIBUIÇÃO Wet Music
QUANTO R$ 31, em média
CLASSIFICAÇÃO livre
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: Música - Crítica/Folk Rock: Leonard Cohen faz um belo registro de sua maturidade
Próximo Texto: CDs
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.