São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2010 |
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CDs
MPB
Seis anos depois do primeiro encontro, que resultou
no disco "Caipira", os cantores Suzana Salles e Lenine
Santos se reúnem com o violeiro e compositor Ivan Vilela
para um novo disco dedicado
à chamada música caipira. Os
arranjos e o repertório provam como o simples pode se
transformar em algo sofisticado e surpreendente. Encantam as versões para a notória
canção "De Papo pro Ar", de
Joubert de Carvalho e Olegário Mariano, e as três composições de Elpídio dos Santos,
entre elas a faixa "Ranchinho
Brasileiro".
Com integrantes paulistanos do Capão Redondo, o grupo que começou enxuto, dedicado aos clássicos dançantes de Jorge Ben Jor e Elza
Soares, engrossou o caldo
com a presença de sopros
(trombone, saxofone e trompete). Neste segundo álbum,
que será lançado também em
vinil, apesar de a turma beber
na fórmula básica do samba
rock, entrega canções próprias e suingadas com pinceladas de soul e gafieira. Na
faixa "Despertar", a cantora
Ully Costa divide os vocais
com Luis Vagner, mestre do
samba rock que assina a composição inédita cedida à banda.
Na década de 1960, John
Legend seria apenas mais um
dos grandes cantores de soul
da época. Hoje, é praticamente um oásis no gênero, talvez
o único nome a unir voz de
veludo e letras com conteúdo
contestador. Seu novo álbum
foi gerado no calor da eleição
de Barack Obama e traz canções para chacoalhar corações e mentes. Entre outros
resgates, ele incluiu no disco
"Compared to What", hino de
Eugene McDaniels contra a
Guerra do Vietnã entoado nas
passeatas em 1968. Fica claro que John Legend escutou
muito Marvin Gaye e Aretha
Franklin.
O formato sax e bateria já
se tornou um clássico na seara do jazz mais experimental.
Neste primeiro trabalho do
FLAC, duo formado pelo saxofonista André Calixto e pelo
baterista Flavio Lazzarin, podemos apreciar o quanto é
possível explorar, de maneira
intensa e vibrante, o encontro
dos dois instrumentos. Embebida pelo melhor do gênero
free jazz, a dupla do ABC paulista exibe, em oito autorais
faixas-improvisos, altos índices de invenção sonora. Jazz
contemporâneo para ouvidos
abertos. |
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