São Paulo, quinta-feira, 13 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra busca inserção no mercado

DA REDAÇÃO

O ambiente, um tanto precário, não lembra exatamente o de uma galeria de arte. No lugar do mármore do chão, cimento cru. Em vez de iluminação sutil, fortes lâmpadas pendendo do teto por fios. E a idéia é esta mesmo: ampliar a inserção da arte contemporânea para além dos limites de grandes colecionadores e galerias.
Com proposta experimental em relação ao mercado, a "Bienal Extra" abre suas portas hoje, com o aval de Isabella Prata, idealizadora do projeto com Sandra Bighetti e fundadora do Núcleo Contemporâneo do MAM-SP, do qual se desligou no mês passado.
E traz um time formado quase que só por artistas jovens: entre os emergentes da coletiva -Roger Barnabé, Lia Chaia, Renato de Cara, Vavá Ribeiro, Dario Felicíssimo, Thiago Judas, Fabrício Lopes, Gilberto Mariotti, Leya Mira Brander, Paula Ordonhes, Aline van Langendonck-, há dois "convidados", com carreira mais consolidada: Cao Guimarães e Ricardo Basbaum. Mas, entre todos, a idéia é oferecer obras a preço acessível, a partir de R$ 70.
"Queremos democratizar o acesso à arte contemporânea, que normalmente fica confinada no templo da galeria. Um país do tamanho do Brasil tem espaço para milhares de galerias de arte e centenas de museus", afirma Isabella, que faz sua primeira incursão pelo mercado de arte. "Muitas vezes, o público fica assustado com o ambiente das galerias. Por isso, resolvi voltar a fazer projetos como este, com orçamento baixo."
A estratégia de atuação da "Bienal Extra" (o evento aconteceria originalmente paralelo à Bienal de São Paulo, por isso o nome, que foi mantido) prevê também a edição de trabalhos múltiplos dos artistas para novos colecionadores.
É o caso da reedição do livro "Histórias do Não-Ver", de Cao Guimarães, que ganhou uma versão especial para o evento, com a inclusão de fotografias numeradas e assinadas pelo artista.
(RM)


BIENAL EXTRA - exposição coletiva com 13 artistas plásticos. Onde: r. Oscar Freire, 578, SP. Quando: de hoje a 23 de dezembro; diariamente, das 10h às 22h. Quanto: entrada franca. Patrocinador: The Famous Grouse Scotch Whisky.


Texto Anterior: Artes plásticas: Retrospectiva traz todas as fases de Iberê
Próximo Texto: Livro/Lançamentos: Festa de família
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.