São Paulo, quinta-feira, 13 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Perigo do parentesco é evitado

DO ENVIADO AO RIO

Pode-se confiar numa biografia de um homem importantíssimo, vivo e bem velhinho, feita por sua neta? A resposta mais provável seria não, mas Stella Caymmi fugiu com mérito da armadilha em "O Mar e o Tempo".
Trata-se de uma biografia saborosíssima, principalmente quando adota tom romanceado, lírico à moda dos versos amorosos do grande artista, oscilante entre o galhofeiro e o descontraído.
Isso acontece principalmente no início do livro, e aí a escritora forja metodologia para bem equilibrar naturais afetividade e idolatria pelo avô com o sem-fim de seus feitos e aventuras. O pique se mantém pelas 400 primeiras páginas, que, embora quase nunca analíticas, organizam e clareiam o conhecimento sobre Caymmi.
O enredo sobressai pelo nível de desabuso (em se tratando da biografia de um "inquestionável", por isso mesmo política demais), como quando insinua pendengas com Silvio Caldas, o desagrado de Caymmi com a gravação de Gal e Bethânia para "Oração de Mãe Menininha", barracos gerais no seio da musical família Caymmi...
O livro só cai em rendimento na parte final, em que, talvez por descrever o segmento vivido de perto pela biógrafa, se torna irritantemente detalhista. É claro que então Caymmi estava só colhendo os frutos da longa e inteiriça história, mas talvez a diminuição de sua participação nos acontecimentos cotidianos da MPB justificasse uma passagem mais breve e menos relatorial pelo período.
Mas não é algo que atrapalhe a fluência do trabalho. A história da música brasileira entre o final dos anos 30 e o novo século está recontada sob ângulo inédito e privilegiado, o do mais permanente e jovem dos artistas "antigos".
(PEDRO ALEXANDRE SANCHES)


O Mar e o Tempo
   
Autora: Stella Caymmi
Editora: 34
Quanto: R$ 75 (632 págs.)




Texto Anterior: "Sigo o tempo calmamente, eu gosto da vida"
Próximo Texto: Gastronomia: Natal com grife
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.