São Paulo, sexta-feira, 13 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Cantora larga armadura

DA REDAÇÃO

O conceito do fatalismo romântico na música é uma das fronteiras mais arriscadas no pop: corre-se sempre o risco de cair na mais completa caricatura, no brega, quando a intenção é justamente outra, a de fazer o ouvinte reconhecer-se em relatos de percalços mal sucedidos.
O primeiro trabalho solo de Beth Gibbons com o ex-Talk Talk Paul Webb filia-se na tradição que transforma simples chororô em arte, assim como faz o Portishead. Em seu grupo original, a cantora, que vive à beira de uma depressão fatal e canta versos como "esta solidão que não me deixa só", era protegida por uma armadura de batidas eletrônicas.
Em seu trabalho solo -que é inferior aos discos do Portishead-, o mais perturbador é que, desta vez, ela está exposta, humaniza-se devido aos instrumentos acústicos e climas sonoros do parceiro Webb. E quanto mais humana, mais reais e próximas ficam suas feridas.
A dupla já anuncia no título que está "fora de estação". Continua a temática do amor fracassado, como em "Tom the Model" ("Como posso esquecer seu sorriso carinhoso/ momentos que compartilhei com você"), mas aqui acrescenta-se a depressão causada pelo inevitável tempo que passa.
O outono, a chuva, as paisagens rurais desoladas são as referências nas letras e até na sonoridade; Gibbons e Webb sentem o corpo que envelhece, os sonhos que não se concretizam. Não deixam de ser associações um tanto desgastadas, mas, como os amantes abandonados, adquirem um suspeito ar de superioridade moral.
(BRUNO YUTAKA SAITO)

Out of Season    



Artista: Beth Gibbons & Rustin Man
Lançamento: Universal Quanto: R$ 26,60, em média



Texto Anterior: "Estamos fora de época", diz Paul Webb
Próximo Texto: Em cinco meses, gravadora caseira de SP lança três álbuns
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.