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CINEMA/ESTRÉIA
"OS CEM PASSOS"
Longa italiano refaz trajetória de militante contra a máfia
Cineasta não é revolucionário e ousado como seu personagem
TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA
De início, o filme de Marco
Tullio Giordana não deixa
de nos remeter ao imaginário do
cinema ítalo-americano: numa
varanda siciliana, a máfia se reúne
para receber um sócio americano.
Neto predileto de um "godfather"
bonachão, o garoto Peppino Impastato é celebrado por todos como a promessa de um futuro brilhante para a "famiglia".
O prólogo de "Os Cem Passos",
nesse sentido, não passa de uma
pista falsa. A trajetória de Impastato se revela inversa à de Michael
Corleone, o personagem de Al Pacino na trilogia de Coppola e Mario Puzo ("O Poderoso Chefão").
Michael se reconciliava com a família e a tradição.
Já a história (real) de Peppino
Impastato é a de uma ruptura irreconciliável. Sob a influência de
um velho comunista, estóica voz
de oposição ao domínio da máfia
na Sicília, Peppino, tornado militante do Partido, vira uma pedra
no sapato da "famiglia". Como o
personagem alter ego do diretor
Bernardo Bertolucci em "Antes
da Revolução", Impastato rompe,
sob a tutela de um solitário intelectual de esquerda, com as tradições de uma sociedade provinciana, na Itália dos anos 60.
É o espírito romântico-revolucionário dessa geração que Peppino incorpora em sua heterodoxa
militância. Adotando estratégias
caras à juventude de 60/70, o teatro de protesto, a sátira radiofônica, Peppino começa a incomodar
o patriarcado local. Ele deixa, então, de ser uma promessa para se
tornar uma ameaça para o futuro
da máfia.
Sua ruptura será dupla, de acordo com os dois sentidos da palavra "famiglia" em italiano, uma
vez que seu conflito com o poder
da máfia e com a índole corrompida da sociedade siciliana acaba
redundando num progressivo e
inevitável rompimento com o pai.
O título do filme se refere à distância entre a casa da família Impastato e a casa do novo chefe da
máfia, sucessor do avô assassinado de Peppino.
Ultrapassando esse limite, que
demarca a esfera de influência do
pai e do "godfather", o Deus pai,
Peppino começa a cumprir a sua
vocação de mártir político. Nesse
sentido, os "cem passos" do filme
de Giordana também dizem respeito à via-crúcis do personagem,
mais um inquebrantável espírito
utopista dos anos 60 cuja história
verdadeira faltava contar. Uma
pena que o cineasta não seja tão
ousado em sua direção quanto
Peppino Impastato foi na vida.
Os Cem Passos
I Cento Passi
Direção: Marco Tullio Giordana
Produção: Itália, 2000
Com: Luigi Lo Cascio e Lucia Sardo
Quando: a partir de hoje nos cines Frei
Caneca Unibanco Arteplex 1 e Sala UOL
de Cinema
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