São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

A carga pesada de Madonna

Claudio Reyes - 10.dez.08/EFE
Madonna se apresenta em Santiago do Chile antes de vir ao Brasil

Madonna sobe amanhã ao palco do Maracanã, no Rio, para uma apresentação de duas horas -que vão se somar às 776 horas em que ela já cantou as mesmas músicas e repetiu os mesmos movimentos que mostrará agora no Brasil. É isso mesmo: antes de estrear a turnê "Sticky & Sweet", em agosto, a cantora ensaiou por 653 horas; nos 41 shows que fez nos EUA, na Europa, na Argentina e no Chile, ensaiou, cantou e dançou por outras 123.

 

Tudo com Madonna é grandioso. Ela viaja pelos céus do mundo, por exemplo, tendo sempre atrás do avião que a transporta três Jumbos 747 e um Boeing 767 que carregam a parafernália de seus shows - além da equipe de 250 pessoas que trabalham na montagem do palco e do som, na preparação da comida e em sua segurança pessoal. É o dobro de gente que desembarcou por aqui no show do U2, por exemplo. Vinte homens vão cuidar dela e dos filhos no Brasil, além de 700 seguranças contratados no país para trabalhar durante os shows.

 

Madonna se apresentou, nos EUA, para 550 mil pessoas; na América do Sul, o público deve chegar a 700 mil. Para comparar: em SP já foram vendidos 200 mil ingresso; no Rio, 100 mil. Nos quatro shows que fez em NY, ela reuniu 62 mil; em Londres, 73 mil.

 

Os usos e costumes brasileiros espantaram a equipe da cantora. Os camarotes reservados para os "VIPs", por exemplo: só existem no Brasil. "Eles não entenderam nada e perguntavam: "mas o que vão ser esses camarotes?'", diz um executivo envolvido com o show.

 

Para permitir que os "very important" tivessem seu cantinho especial, o staff de Madonna fez uma série de exigências: os camarotes não vão poder ficar com a luz acesa; os paparazzi terão que sair das áreas 20 minutos antes do show; plantas e decoração foram previamente aprovadas; as marcas dos patrocinadores têm que ficar "escondidas", para não serem capturadas pelas câmeras que farão o registro do show.

 

Para trazer Madonna ao Brasil, a Time For Fun teve que garantir aos organizadores internacionais da turnê 80% dos 300 mil ingressos que seriam disponibilizados ao público. O depósito do dinheiro -num valor mantido em sigilo -foi feito em agosto, antes que as bilheterias fossem abertas para que os brasileiros pudessem garantir o seu lugarzinho no show.

3.500
peças de roupas são usadas para os figurinos da turnê de Madonna

653
foram as horas de ensaio antes da temporada de shows

250
pessoas viajam com a cantora pelo mundo; Madonna e a banda ainda carregam:

200
esponjas de maquiagem

180
cotonetes para uso em maquiagem

100
pares de modelos antigos de meias tipo "arrastão" adquiridas por Madonna no eBay e em lojas de dança

69
guitarras

30
caminhões para transportar os figurinos para cada show

28
performers no palco

4
batons da marca YSL foram usados pela cantora durante a turnê

20
nacionalidades diferentes estão representadas na equipe da turnê, incluindo japoneses, israelenses, russos, romenos, australianos

18
araras de roupas para a banda

100
pares de joelheiras

16
pessoas cuidam das refeições de Madonna e da equipe

10
grandes contêineres guardam suprimentos médicos

5
pessoas ajudam a cantora a mudar de roupa nos shows

3
ciganos romenos tocam instrumentos na apresentação

CABRAL E MADONNA
Jânio Quadros Neto, conselheiro especial do staff de Madonna, diz que a cantora e o governador do RJ, Sérgio Cabral, vão se encontrar no Rio.

TAPETE VERMELHO
Deslocado para "evitar tumultos" por onde Madonna passar, Jânio, mais conhecido como Janinho, é neto do ex-presidente Jânio Quadros. Ele diz que demorou cerca de dez dias para conseguir autorização da PF para que o avião da popstar pousasse na área militar do aeroporto do Galeão, no Rio. Membros da alfândega e da imigração recepcionaram a cantora.

TEIA
Jânio diz que se aproximou do staff de Madonna porque "sou amigo pessoal de Bono e de pessoas da empresa Live Nation [que produz os shows do U2 e da popstar]. E eu e ela temos amigos em comum".


NAS ALTURAS
Dado Dolabella e Luana Piovani foram convidados para assistir ao show de Madonna no camarote da TAM. Um no Rio; o outro, em São Paulo.

CLÁSSICO
Está marcada para abril exposição da artista Mira Schendel no MoMA de Nova York. Dividirá o espaço com obras do argentino León Ferrari.

A SP DO FENÔMENO
Ronaldo pediu para Rappin" Hood ser seu "cicerone" em SP. "Agora eu tô com você, hein, mano? Não conheço ainda aqui", disse o "Fenômeno" ao rapper, que já pensa no roteiro. "Meu turismo é ao contrário. Quero apresentar primeiro a minha comunidade, Heliópolis, depois o Ibirapuera, a Paulista, o Museu Afro-Brasil e o Ipiranga".

VELHOS AMIGOS
A parte corintiana do roteiro fica por conta da "praça no Bom Retiro, onde o clube foi fundado", e a quadra da Gaviões da Fiel. "Vou levá-lo a um show de rap também", diz Hood. Eles se conheceram por meio de Daniella Cicarelli, em 2004. Hood cantou no desfile da Cia. Marítima em que Ronaldo, então no início do namoro com ela, ficou babando na primeira fila.

PRAZOS E PACOTES
As novas regras para o armazenamento e a destruição de drogas apreendidas, instituídas ontem pelo governo de São Paulo, determinam que os entorpecentes que já estão guardados nas delegacias sejam incinerados em até 120 dias -desde que já tenham autorização judicial para isso. A colocação da droga em embalagens transparentes com lacres numerados, no momento da apreensão, foi "importada" da Polícia Federal.

CURTO-CIRCUITO
JOSÉ RENATO NALINI foi reeleito presidente da Academia Paulista de Letras para 2009 e 2010.
AMANHÃ , às 11h, haverá solenidade na praça Cidade de Milão para lançar a parceria com a marca Breil Milano, que revitalizará o local. A apresentação do coral Maestro Brazil será grátis.
ACONTECE NA SEGUNDA o lançamento do "Guia da Cerveja", da Casa Dois Editora, no bar Anhanguera, na Vila Madalena.
O BRITÂNICO DARAGH REEVES conversa com o público amanhã, às 15h, no MAM. Ele expõe obras na mostra "Cover".
O PUBLICITÁRIO Caio Monteiro e a chef Morena Leite se casam hoje em Trancoso, na Bahia.
O HOTEL Mercure de São Paulo promove hoje a feijoada S.O.S. Santa Catarina, em apoio às vítimas das enchentes.
O CENTRO DA CULTURA JUDAICA apresenta amanhã, a partir das 17h, no Ópera Prime Café, o espetáculo "João e Maria". Classificação indicativa: sete anos. Ingresso: um quilo de alimento não-perecível. Sujeito a lotação da sala.


com JULIANA BIANCHI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Presa no vazio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.