São Paulo, sábado, 13 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frases

"Isso é exagerado e pode macular o momento de liberdade de expressão. Ela não destruiu o patrimônio; pichou uma sala vazia numa Bienal em que o público foi convidado a interagir"
JUCA FERREIRA
ministro da Cultura

"Os agentes culturais são, de repente, os agentes policiais, como eram os militares em 1968, no AI-5. Por que fazem a Bienal do Vazio, então? Vazio, para qualquer artista, é uma coisa que deve ser preenchida"
JOSÉ CELSO MARTINEZ
diretor

"Acho um escândalo a prisão. A Bienal é, em princípio, uma trincheira da resistência da liberdade de expressão. A reação da instituição foi histérica"
AGNALDO FARIAS
curador

"A curadoria não pode fazer nada, nem deve fazer nada. A manifestação foi um arrastão. Uma coisa é grafiteiro, cultura urbana. Outra coisa é uma tática terrorista de arrastão"
IVO MESQUITA
curador da 28ª Bienal de São Paulo

"A Bienal perdeu uma oportunidade importante para discutir essa questão. Se eu fosse a curadora, teria de responder pelo andar vazio, ainda mais com a visão de que isso tira dos artistas um espaço que lhes é de direito"
DANIELA BOUSSO
diretora do MIS e do Paço das Artes

"Não acho que isso seja uma manifestação artística. Acho que é vandalismo. Os pichadores exageram na desculpa, no argumento por trás dessa expressão"
ADRIANA VAREJÃO
artista plástica



Texto Anterior: "Prisão pode macular liberdade de expressão"
Próximo Texto: "É uma tática terrorista", diz Ivo Mesquita
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.