São Paulo, Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SANTOS LIMA

A REVANCHE DO BARÃO VERMELHO
Bandeirantes, 13h.   (Revenge of the Red Baron). EUA, 1994, 82 min. Direção: Robert Gordon. Com Mickey Rooney, Tobey Maguire, Laraine Newman. Rooney faz um aviador veterano que pescou a glória de derrubar, na Primeira Guerra Mundial, o temível Barão Vermelho. Mas agora, idoso e confinado numa cadeira de rodas, ele enfrenta a crise familiar. Lembremos que as virtudes do baixinho e canastra Mickey Rooney sempre estiveram fora das telas, uma delas fora o romance com a bela atriz Ava Gardner. Filminho meio indigesto para a criançada das matinês.

SIMBAD CONTRA O OLHO DO TIGRE
SBT, 13h30.   (Sinbad and the Eye of the Tiger). EUA, 1977, 113 min. Direção: Sam Wanamaker. Com Patrick Wayne, Taryn Power. Simbad luta para livrar o amigo Kassim e a irmã Farah de terrível maldição. O filme tem os efeitos especiais de Ray Harryhausen e um grande vazio em torno deles.

KATIE - UMA GAROTA DA PESADA
Globo, 15h45.    (Born to Be Wild). EUA, 1995, 100 min. Direção: John Gray. Com Will Horneff, Helen Shaver, Peter Boyle. A tal garota da pesada é, na verdade, uma gorila bem travessa. Pois um adolescente acaba fazendo amizade com ela e faz de tudo para mantê-la longe dos adultos inimigos. Bom filme que -note bem- substitui a criança, o flipper ou a lassie por um adolescente e um gorila.

INFERNO VERMELHO
SBT, 22h.   (Red Heat). EUA, 1988, 103 min. Direção: Walter Hill. Com Arnold Schwarzenegger, James Belushi e Peter Boyle. Oficial da polícia soviética é enviado aos EUA para capturar poderoso traficante de drogas. Arnold ainda vivia à custa da Guerra Fria, que amainaria um ano depois, com a queda do Muro de Berlim. Ah, o filme? É bem fraquinho.

INTERCINE
Globo, 0h30. As opções são o inédito "Rastro de Pavor" (1996, de Tony Randel, com William Katt, Shanna Reed) e "Um Homem Fora de Série" (1984, de Barry Levinson, com Robert Redford, Robert Duvall).


TRÊS NUM SOFÁ
Globo, 2h55.     (Three on a Couch). EUA, 1966, 109 min. Direção: Jerry Lewis. Com Jerry Lewis, Janet Leigh, Mary Ann Mobley. Lewis tenta convencer Janet a se casar com ele. Para acelerar o processo, envolve-se com três pacientes, a fim de conseguir seu objetivo. Mas em dado momento haverá um encontro entre todas elas. Lewis na condução das gags, algumas delas brilhantes e antológicas. A presença de Janet Leigh, lógico, ajuda bastante.

TV PAGA
Binoche faz o mundo mais azul

especial para a Folha

Lugar-comum falar do batidíssimo "A Liberdade É Azul" (Eurochannel, 15h). Mas é o que há de melhor na famigerada trilogia das cores, de Krzyzstof Kieslowski.
Juliette Binoche faz uma mulher que perde o marido e o filho num acidente. Recomeçar a vida será a dolorosa missão de uma mulher até então escorada pela ordem familiar.
O distanciamento dos problemas cotidianos e o íntimo invadido pelos estímulos externos (como um novo amor) constróem a soberba de Binoche.
Vale lembrar que não houve tal sutileza e nuanças em "A Igualdade É Branca" e "A Fraternidade É Vermelha", veículos de divulgação estética, típicos do cinema francês dos anos 90. (PSL)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Não valorize os fatos de hoje
Próximo Texto: José Simão: Vera Fischer mostra o esfirrão de rodoviária!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.