São Paulo, Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
TV Cultura mostra a partir de hoje 12 vozes do mundo

da Reportagem Local

Levando ao pé da letra a expressão "world music", estréia hoje na TV Cultura, à meia-noite, a série "Todos os Cantos do Mundo".
Trata-se de 12 shows de artistas de várias nacionalidades gravados pela emissora em parceria com o Sesc Pompéia, de São Paulo. Além dos shows, um pequeno clipe vai contar um pouco da história de cada artista.
Hoje é a vez de Ed Motta subir ao palco e mostrar a influência que elementos como o jazz e a música clássica tiveram sobre seu repertório. Além dele, representam o Brasil músicos como Hermeto Pascoal e João Bosco.
Entre os outros convidados -que aparecerão toda sexta, à meia-noite-, está o russo Sainkho. Vindo da Sibéria, ele mostra um antigo canto asiático que o permite reproduzir dois sons ao mesmo tempo. Também da Ásia vem a indiana Najma Akhatar.
O continente africano é representado por dois artistas. Da Argélia, Kadda Cherif Hadria apresenta o rai, popular gênero musical do norte da África. Do Congo, Sam Mangwana mostra um pouco mais da cultura africana.
Mesmo os artistas vindos de países mais conhecidos apresentam suas peculiaridades. A banda norte-americana Klezmatics, por exemplo, se especializou em tocar músicas judaicas.
Além dos músicos, "Todos os Cantos do Mundo" conta também com a participação do espanhol Joaquín Ruiz, dançarino de flamenco.


Texto Anterior: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Poder da ecologia
Próximo Texto: Cinema: "Deus e o Diabo" é eleito o filme brasileiro do século em Minas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.