São Paulo, Sexta-feira, 14 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Deus e o Diabo" é eleito o filme brasileiro do século em Minas

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
da Agência Folha, em Belo Horizonte


"Deus e o Diabo na Terra do Sol" foi eleito o "Filme do Século" por um júri formado por 36 jornalistas, críticos e especialistas.
A escolha foi divulgada anteontem em Belo Horizonte, quando foi feito o anúncio da programação da 3ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG).
O prêmio será entregue a Lúcia Rocha, mãe do cineasta, morto em 1981. A cerimônia de premiação ocorrerá durante o festival, que acontece na cidade histórica de Tiradentes entre os dias 21 e 29 deste mês.

Homenagem
Glauber Rocha receberá ainda outras homenagens durante a mostra, como a exposição "Glauber Vivo", além de ter duas obras incluídas na lista dos cinco filmes mais representativos do cinema brasileiro, também segundo o júri: o mesmo "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "Terra em Transe" (1967), ambos da chamada "Trilogia da Terra" filmada pelo cineasta.
Os três filmes que completam a lista são "Limite" (1930), de Mário Peixoto, "Vidas Secas" (1964), de Nelson Pereira dos Santos, e "Central do Brasil" (1998), de Walter Salles.


Texto Anterior: Televisão: TV Cultura mostra a partir de hoje 12 vozes do mundo
Próximo Texto: Rádio: Emissoras ameaçam processar ministério
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.