São Paulo, segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo "Bone" intensifica ritmo de aventura

Com título "Círculos Fantasmas", livro reúne série de HQs de fantasia e humor, mas com traço infantil

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Após uma confusão, três primos da família Bone deixam para trás a linda cidade de Boneville. Perdidos, acabam se envolvendo num lugar aterrorizado por perigosas criaturas-ratazanas e um ser maligno conhecido como Encapuzado, que perseguem uma princesa.
Como em toda boa história de fantasia, há muitos segredos e mistérios sob a superfície. Esse é o palco de "Bone", história em quadrinhos do norte-americano Jeff Smith cujo novo volume, "Círculos Fantasmas", acaba de sair no Brasil.
A aparência dos três primos protagonistas é peculiar. Fone Bone, Phoney Bone e Smiley Bone são personagens com traços cartunescos: são retratados com poucas linhas, olhos resumidos a pupilas, brancos como fantasmas. Chegam a lembrar o Gasparzinho, exceto por um enorme nariz.
Essa aparência pode enganar e levar o leitor a pensar que se trata de uma HQ voltada ao público infantil. Não é o caso: trata-se de uma história de fantasia, com humor e aventura, sobre a saga da família Bone e seus novos amigos. É aí que entram em cena a Vovó Ben, uma divertida senhora com força e aparência que remetem ao marinheiro Popeye, e sua neta, a linda Espinho.
A espontaneidade de Vovó Ben, o mau humor de Phoney Bone e a inocência de Smiley Bone são os principais veículos para o humor da série, assim como o amor de Fone Bone por Espinho leva aos momentos de mais romantismo.
Em "Círculos Fantasmas", entretanto, o ritmo é outro. Há uma guerra acontecendo. Os três Bones, Vovó Ben e Espinho estão perdidos, cercados por criaturas-ratazanas, e, aparentemente, a vila em que moravam seus amigos foi destruída.
O que resta é lutar pela sobrevivência, para só depois tentar entender o que está acontecendo. Aventura é o tom. "Bone" foi publicado originalmente nos EUA em 55 números avulsos, que depois foram republicados em edições encadernadas. No Brasil, a série está sendo lançada em livros com mais de uma história por edição. "Círculos Fantasmas" é o 12º da edição nacional, e traz da 38ª à 40ª história.
Jeff Smith lançou "Bone" como publicação independente, longe das editoras grandes e, após uma passagem pela Image, terminou a série novamente publicando-a por conta própria, o que já é um feito. No caminho, amealhou nove Eisner Awards, o Oscar das HQs norte-americanas. Não se deve julgar um livro pela capa, nem se deixar enganar pelo rosto simples dos primos Bone.


BONE - CÍRCULOS FANSTASMAS
Autores:
Jeff Smith
Editora: Via Lettera
Quanto: R$ 32 (96 páginas)


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Nelson Ascher: Portugal hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.