São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Uma noite com Franz

Com o álbum "Tonight: Franz Ferdinand", que tem lançamento mundial no próximo dia 26, banda escocesa injeta empolgação no rock, com músicas mais dance

Divulgação
A partir da esq., Bob Hardy, Paul Thomson, Nick McCarthy e Alex Kapranos

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

"I'm bored, I'm bored / C'mon, let's get high!", canta o vocalista Alex Kapranos na primeira faixa do novo disco do Franz Ferdinand. Kapranos está entediado, parece querer injetar um pouco de empolgação no rock'n'roll, que em 2008 esteve meio chatinho.
E ele consegue. "Tonight: Franz Ferdinand", disco que ganha lançamento mundial na semana do próximo dia 26, traz 12 canções que reúnem com criatividade e concisão elementos de new wave, pós-punk, psicodelia e muito rock dançante.
Terceiro disco do quarteto escocês, "Tonight" estacionou na internet no último final de semana. O selo independente britânico Domino até tirou o arquivo em MP3 de alguns sites, mas o álbum espalhou-se rapidamente pela rede.
Algumas músicas do disco já eram conhecidas dos fãs. "Lucid Dreams" foi colocada no iTunes em agosto -mas em uma versão um pouco diferente da que está no álbum.
Desde o final de 2008 a banda vem se apresentando ao vivo e tocando algumas faixas novas, entre elas "Ulysses" (aquela em que Kapranos diz estar entediado) e "Turn It On".
Entre essas apresentações, estão um show pró-Obama realizado em Nova York em outubro e algumas aparições "secretas", como uma na hypada noite Durrr, em Londres.
A agenda de concertos da banda já está bem cheia. O Franz faz show hoje em Edimburgo (Escócia). Na semana que vem, toca no clube Heaven, em Londres. Em fevereiro, ruma ao Japão. E, no dia 28/2, inicia oficialmente a turnê de promoção do disco, na Irlanda.
Já há shows agendados até abril, na Bélgica, Holanda, Alemanha, França, Suécia e Espanha, entre outros países. Brasil? Talvez ainda em 2009.
Além disso, o Franz está escalado para o gigantesco Glastonbury, festival que toma a atenção dos ingleses em junho.
Ao vivo, Kapranos, Nick McCarthy (guitarra), Paul Thomson (bateria) e Bob Hardy (baixo) são donos de uma das apresentações mais vibrantes das bandas jovens de rock -o Brasil pôde testemunhar esses shows em 2006, quando a banda abriu para o U2 e, depois, foi atração principal do festival Motomix.

Mais dance
Desde o primeiro álbum, homônimo, lançado em 2004, passando pelo segundo, "You Could Have It So Much Better...", de 2005, o Franz Ferdinand aponta suas guitarras em direção às pistas de dança. Faixas como "Take Me Out", "This Fire", "Do You Want to" foram (bastante) ouvidas em clubes pelo mundo.
Em recente entrevista à revista americana "Rolling Stone", Kapranos classificou o disco como "mais dance do que rock". Não estava mentindo.

O disco
"Tonight" mostra o Franz Ferdinand fazendo bom uso de sintetizadores e de percussão.
"Ulysses", o primeiro single, é como um aviso: o Franz Ferdinand está trazendo festa -com alternância de momentos calmos e refrão elétrico, a faixa é quase uma continuação de "Matinée", hit do primeiro álbum do grupo.
Tido como herdeiros do pós-punk dos anos 80, o Franz chega perto do britpop na ensolarada "No You Girls". Se há um hit imediato no álbum, é "Turn It On", new wave e dançante.
"Twilight Omens" e "Lucid Dreams" flertam com a psicodelia, em arranjos inspirados. O característico baixo funkeado do pós-punk está em "What She Came for", enquanto em "Live Alone" o Franz olha para o globo da disco music.


TONIGHT
Artista: Franz Ferdinand
Gravadora: Sony/BMG
Quanto: R$ 30, em média (à venda a partir do próximo dia 26)
Avaliação: ótimo




Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Música/Crítica/"Três Meninas do Brasil - Ao Vivo": Diferenças garantem qualidade de encontro de três cantoras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.