|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
"O ALEIJADINHO - PAIXÃO, GLÓRIA E SUPLÍCIO"
Filme frustra ao querer mostrar tudo sobre o artista mineiro
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
"O Aleijadinho - Paixão, Glória
e Suplício" é, em primeiro lugar, o
que não poderia deixar de ser:
uma biografia de Antonio Francisco Lisboa, o grande mestre do
barroco mineiro.
E é algumas coisas que poderia
deixar de ser: uma visão laudatória de um artista que não precisa
de elogios, um filme em que os
diálogos corroboram a imagem
ou vice-versa, uma dramaturgia
digna dos teleteatros... Isso não
torna o filme de Geraldo Santos
Pereira menos simpático.
Ele assinala o retorno de um
realizador veterano, desta vez realizando um vôo solo (normalmente, Geraldo e seu irmão Renato co-dirigiam os filmes; desta
vez, Renato comparece como
produtor e co-roteirista).
Alguns dos filmes dos Santos
Pereira pecavam pela pretensão.
Aqui, Geraldo aborda a vida de
um artista de primeiríssima linha
a partir da pesquisa de um professor junto à nora do Aleijadinho.
Ou seja, uma certa despretensão
dá o tom. É como se fosse uma
história contada às crianças (e talvez essa seja a função principal do
filme), em que a ingenuidade não
atrapalha. Ela é o fundamento.
Entre os aspectos mais interessantes está a ênfase na busca de
Aleijadinho por um "estilo brasileiro". Entre os frustrados, a incapacidade de articular a vida do artista aos acontecimentos políticos. Por querer dar conta de uma
vida inteira e, ao mesmo tempo,
de sua época, "Aleijadinho" sofre
de excesso de assunto e de certa
incapacidade de juntar os fios.
É como se faltasse ao diretor a
malícia para, isolando alguns aspectos, aprofundá-los. Isso, porém, dá conta da honestidade do
filme, do sincero desejo de mostrar tudo sobre o biografado. Desejo frustrado, mas legítimo.
O Aleijadinho - Paixão, Glória e
Suplício
Produção: Brasil, 2001
Direção: Geraldo Santos Pereira
Com: Carlos Vereza, Edwin Luise
Onde: a partir de hoje nos cines Belas
Artes, Extra Anchieta, Interlar
Aricanduva, SP Market
Texto Anterior: "As Novas Roupas do Imperador": Napoleão vive e reaparece em exercício singelo de farsa histórica Próximo Texto: Cinema/Estréias - "Nêmesis": A respeitável "Star Trek" segue caminho em direção aos fãs Índice
|