UOL


São Paulo, sexta-feira, 14 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Monstro Discos impulsiona a cena independente goiana com rock

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

O "monstro" cresceu. Nome goiano que completa uma espécie de santíssima trindade do cenário indie brasileiro, ao lado da Bizarre (SP) e Midsummer Madness (RJ), o selo Monstro Discos prova que o rock underground tem vida fora do eixo RJ-SP. É, à sua maneira, o alternativo do alternativo.
O Estado viu, em 1994, a primeira edição do Goiânia Noise Festival, organizado por dois promoters/músicos locais, Leo Bigode e Márcio Jr. O evento, que este ano vai para sua nona edição, foi crescendo aos poucos, impulsionando a criação de uma cena local. O suficiente para que, cinco anos depois, seu público também começasse a criar seus projetos. Entre eles, o mais ativo foi Fabrício Nobre, que montou o festival Bananada, a banda MQN e um selo.
Não demorou para que as iniciativas fossem fundidas e surgisse o selo Monstro, que capitaneia todas essas atividades locais. A última edição do Noise Festival reuniu, segundo seus organizadores, 3.000 pessoas em três dias de festa. Ao total, tocaram 36 bandas, 15 delas goianas.
Essa ampla produção pode ser conferida no catálogo que o selo começa a montar em esquema mais profissional, com EPs de bandas de estilos distintos como rockabilly (Sapatos Bicolores); hardcore (Prole) e indie/punk (Hang the Superstars e Mechanics). HTS, que lembra bandas como Babies in Toyland e Butthole Surfers, e o Mechanics, que paga tributo a Andy Warhol, David Bowie e T. Rex, são exemplares do espírito da maioria das bandas do selo, calcado no rock norte-americano dos anos 70 e 90.


HANG THE SUPERSTARS, SAPATOS BICOLORES, MECHANICS, PROLE.
Lançamentos: Monstro Discos (contato@monstrodiscos.com.br). Quanto: R$ 13,50, em média (EPs).



Texto Anterior: Música/Lançamentos - "Tom Bloch": Indie Tom Bloch defende a diversidade no som gaúcho
Próximo Texto: Outros lançamentos - Tia velha para todas as idades: Greatest Hits
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.