São Paulo, domingo, 14 de fevereiro de 2010

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Gênero nutre mercado editorial

DA REPORTAGEM LOCAL

Espalhados por variadas sessões -de filosofia a saúde-, eles nem parecem ser tantos. Mas, na verdade, são. Apenas sobre "Lost", uma das mais populares séries do mundo, a reportagem da Folha encontrou três obras na Livraria Cultura da avenida Paulista.
Numa prateleira do setor de comunicação, estão "Tesouros Enterrados de Lost" (Novo Século), de David Lavery, e "Desvendando os Mistérios de Lost" (Novo Século), de David Lavery e Lynnette Porter; mais pomposo, bem ao lado das obras de Kant - graças à coincidência alfabética -, vê-se "Lost e a Filosofia" (Madras), de Sharon Kaye. Na vizinhança, está "24 Horas e a Filosofia"
Entre livros de humor e de referência, há as incursões de autores brasileiros sobre o tema: "Loucuras dos Seriados da TV" (Panda Books), de Manoel de Souza, e "Almanaque dos Seriados" (Ediouro), de Paulo Gustavo Pereira, que coloca até o "Vigilante Rodoviário" na roda. Com o auxílio de um vendedor, é possível ir mais longe. De Portugal, veio "Medicina Segundo o Dr. House", catalogado como livro sobre saúde, mas indisponível para venda. Em inglês, há vários títulos que podem ser encomendados.
"Não existe essa catalogação porque não chega a ser um gênero", diz Fábio Herz, diretor comercial da Cultura. "É claro que as séries têm potencializado a venda de livros, mas são, em geral, títulos perecíveis, que duram enquanto a série faz sucesso. O que fazemos, às vezes, é colocar o livro ao lado dos DVDs de séries, que são, hoje, os mais vendáveis."
(APS)


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