São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2008

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CONEXÃO POP

Mais e mais rápido

Com a internet e as redes sociais, artistas tornam-se famosos antes mesmo de lançar um produto oficial

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

A PRINCIPAL reportagem da "Spin" de março é com o Vampire Weekend. Mais do que o texto, um detalhe chama a atenção: o Vampire Weekend tornou-se a primeira banda a ser fotografada para a capa da revista norte-americana sem ter disco lançado.
A dupla pós-adolescente The Cool Kids, de Chicago, colocou em seu myspace (www.myspace.com/gocoolkids) um vídeo de "Black Mags", ótima faixa que empresta ao rap um novo sentido. A música foi espalhada pela internet, e os Cool Kids ganharam lugar invejado entre as atrações do festival nova-iorquino CMJ de 2007; serão atrações do Coachella, em abril; estrelaram comercial nos EUA; foram chamados para excursionar com a M.I.A.; e participaram de música do "rapper-da-hora" Lil" Wayne. O primeiro EP oficial dos Cool Kids ainda está para ser lançado.
O grupo The Black Kids, da Flórida, já ganhou espaço no "Guardian", "Village Voice", "New York Times", nesta Folha, entre outros veículos. Em agosto de 2007, eles colocaram no MySpace (www.myspace.com/blackkidsrock) um EP demo de quatro faixas. O primeiro single da banda, "I'm Not Gonna Teach Your Boyfriend How to Dance with You", chega às lojas apenas em 6 de abril.
Comparado com o que acontece atualmente na música pop, parece que na época do "novo rock" de Strokes, Black Rebel Motorcycle Club, The Hives e White Stripes (em que muita gente costumava reclamar da aparente rapidez com que novas bandas saíam do anonimato) essa engrenagem movia-se em câmera lenta.

 

Hoje não apenas o disco (não apenas em CD, mas o formato disco) perdeu um pouco de seu valor (artistas novos lançam música após música, sem a necessidade de ter de esperar por uma coleção de canções), como a importância das apresentações ao vivo também não é mais a mesma.
Mais do que uma excursão por algumas cidades norte-americanas, bandas e agentes preferem aparecer em comerciais, em seriados de TV e em programas como o de David Letterman. O Vampire Weekend, recentemente, preferiu cancelar quatro shows para tocar ao vivo no "Saturday Night Live".
 

Não é pouca coisa o fato de uma revista como a "Spin" escolher dar capa para um grupo como o Vampire Weekend. O primeiro show da banda (música: rock com influências afro) aconteceu em fevereiro de 2006. Em dois anos: do nada à capa de uma revista com circulação de 450 mil exemplares.
Na própria reportagem da "Spin" com o VW, um crítico norte-americano reclama dessa velocidade; os artistas "não têm tempo de se desenvolver". Palavras ao vento. Porque as pessoas querem mais.

thiago@folhasp.com.br

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