São Paulo, sexta-feira, 14 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Horton e o Mundo dos Quem!"

Sem as vozes originais, desenho fica ainda mais restrito ao público infantil

Divulgação
O elefante Horton e a flor onde está Quemlândia, em cena de "Horton e o Mundo dos Quem!"

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

É quase covardia que, antes de "Horton e o Mundo dos Quem!", seja apresentado ao espectador um "teaser" (espécie de pré-trailer) de "A Era do Gelo 3", com o sensacional Scrat e sua noz -ambos os desenhos são do mesmo estúdio, o Blue Sky.
Isso porque, mesmo sendo uma boa animação infantil, "Horton" não chega ao nível de "Era do Gelo" -e o terceiro filme da série, novamente dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, não chega aos cinemas antes de 2009.
Terceira adaptação cinematográfica de obras de Theodor Seuss, o célebre cartunista e autor de livros infantis norte-americano conhecido como Dr. Seuss, "Horton" é um filme com todos os ingredientes consagrados para crianças: animais fofinhos, humor leve e de fácil assimilação e moral edificante.
Os adultos, no entanto, não vão se divertir tanto, até porque mal terão chance de assistir ao desenho com sua dublagem original, com Jim Carrey e Steve Carell nos papéis principais -apenas seis das 419 salas em que o filme será exibido terão cópias legendadas, em São Paulo, Rio e Florianópolis.
O protagonista da história é o elefante Horton, simpático e brincalhão (talhado ao feitio de Carrey), que ouve um chamado vindo de um minúsculo grão -na verdade, a cidade de Quemlândia, microscópica para os padrões dos animais.
Decidido a ajudar os habitantes de Quemlândia, levando-os para um lugar seguro, Horton enfrenta a resistência dos demais animais, que não escutam nada no grão e o julgam louco.
Dependendo de quem assiste, o desenho permite interpretações variadas -o lema de Horton, "uma pessoa é uma pessoa, não importa o tamanho que tenha", transformou-o em propaganda antiaborto, para desgosto de seu criador.
Mas sua idéia final -respeite a todos os seres vivos, e não imagine que seu mundo é o centro de tudo- já foi melhor resolvida em outros filmes. O que não invalida o programa.


HORTON E O MUNDO DOS QUEM!
Produção:
EUA, 2008
Direção: Jimmy Hayward e Steve Martino
Onde: estréia hoje nos cines Frei Caneca Unibanco Arteplex (leg.), Bristol (dubl.) e circuito
Avaliação: bom


Texto Anterior: Escritor best-seller não teve filhos
Próximo Texto: Documentário: Marguerite Duras mostra vida singular
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.