São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 2000


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NETVOX

Trailers sem censura

MARIA ERCILIA
Colunista da Folha

"Psicopata Americano", filme que estréia hoje nos EUA, está apelando para a forma de publicidade mais velha e barata da Internet: e-mail. Quem se inscrever no site recebe e-mails -ficcionais, claro, do protagonista do filme, Patrick Bateman, confessando "seus piores segredos".
O estúdio Lions Gate, que produziu o filme, conta com o voyeurismo dos espectadores. "Psicopata Americano" promete ser repleto de sexo e sangue, como o livro em que é baseado, um romance do escritor Bret Easton Ellis, que se passa no final dos anos 80.
Na época em que foi lançado, o livro enfrentou muitas críticas pela descrição de cenas de violência excessiva. E a história de um yuppie de Wall Street, frio e obcecado por dinheiro, que, fora do horário de trabalho, mata o tédio com assassinatos elaborados e sádicos.
Os e-mails, "recomendados para maiores de 17 anos", são supostas cópias das mensagens de Bateman para seu analista, enviadas dez anos depois dos eventos mostrados no filme. Foram criados por uma empresa especializada em marketing por e-mail, E-mail Shows.
Os assinantes já estão recebendo os e-mails há um mês. A "novela" por e-mail se encerra hoje, mas ainda será possível se inscrever e receber a coleção completa de mensagens. Junto com as mensagens vêm links para trechos censurados do filme, que podem ser vistos na Internet.
O filme foi cortado para receber a classificação "R" da censura americana, em vez de "NC-17". Como não é preciso, até agora, aprovação da censura para filmes na Internet, o estúdio resolveu liberar algumas das sequências cortadas "para seu público-alvo", homens de 18 a 35 anos. Quem se inscreve para receber os e-mails deve afirmar que tem mais de 17 anos. Os videoclipes podem ser vistos também numa rede de televisão alternativa, Pseudo.com, juntamente com trailers e entrevistas dos atores.
Se a moda pega, os estúdios terão encontrado uma maneira de burlar a classificação da censura, agradando ao mesmo tempo ao público "mainstream" e aos alternativos. Podem exibir nos cinemas uma versão "família" dos filmes e complementá-la na Internet, com as cenas que ficaram na sala de montagem. Levando a idéia mais longe, poderia haver um site que reunisse filmes e cenas que foram vetados por não ser suficientemente comerciais.
A Lions Gate está promovendo também um leilão de objetos usados no filme no Yahoo!, além dos habituais bate-papos e entrevistas com os atores do filme.
Esses exemplos mostram que Hollywood está começando a usar a Internet de forma mais agressiva, indo além das simples brochuras animadas que costumavam ser os sites de divulgação de filmes. "A Bruxa de Blair" conseguiu se destacar usando um literalmente um truque barato: um site que fingia que a história do filme era real. Isso acordou a indústria de cinema para a possibilidade de fazer muito barulho com pouco dinheiro na rede.

E-mail do além
Mais tenebroso que os e-mails do psicopata americano é o site "Finalthoughts.com". E um portal de auto-ajuda sobre morte, incluindo informações sobre seguro, funerais, genealogia, doação de órgãos e espiritualidade.
Nada mais estranho que um site que se parece com milhares de outros, mas trata de um assunto tão tabu. Clique no primeiro item e descubra como lidar com perda e tristeza. No segundo, planejamento de funerais; no terceiro, cuidados para o fim da vida.
Se nada disso interessar, o visitante pode clicar no "Testamento Digital" e escrever e-mails que serão entregues à família e amigos depois que ele morrer. Para isso é preciso escolher um "anjo da guarda" que notifica o site da morte, e os e-mails então são mandados para seus destinatários. Imagine o susto de quem recebe as mensagens póstumas.


E-mail: ercilia@bol.com.br



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