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NETVOX
Trailers sem censura
MARIA ERCILIA
Colunista da Folha
"Psicopata Americano", filme
que estréia hoje nos EUA, está
apelando para a forma de publicidade mais velha e barata da Internet: e-mail. Quem se inscrever
no site recebe e-mails -ficcionais, claro, do protagonista do filme, Patrick Bateman, confessando "seus piores segredos".
O estúdio Lions Gate, que produziu o filme, conta com o voyeurismo dos espectadores. "Psicopata Americano" promete ser repleto de sexo e sangue, como o livro
em que é baseado, um romance
do escritor Bret Easton Ellis, que
se passa no final dos anos 80.
Na época em que foi lançado, o
livro enfrentou muitas críticas pela descrição de cenas de violência
excessiva. E a história de um yuppie de Wall Street, frio e obcecado
por dinheiro, que, fora do horário
de trabalho, mata o tédio com assassinatos elaborados e sádicos.
Os e-mails, "recomendados para maiores de 17 anos", são supostas cópias das mensagens de Bateman para seu analista, enviadas dez anos depois dos eventos
mostrados no filme. Foram criados por uma empresa especializada em marketing por e-mail, E-mail Shows.
Os assinantes já estão recebendo os e-mails há um mês. A "novela" por e-mail se encerra hoje,
mas ainda será possível se inscrever e receber a coleção completa
de mensagens. Junto com as mensagens vêm links para trechos
censurados do filme, que podem
ser vistos na Internet.
O filme foi cortado para receber
a classificação "R" da censura
americana, em vez de "NC-17".
Como não é preciso, até agora,
aprovação da censura para filmes
na Internet, o estúdio resolveu liberar algumas das sequências
cortadas "para seu público-alvo",
homens de 18 a 35 anos. Quem se
inscreve para receber os e-mails
deve afirmar que tem mais de 17
anos. Os videoclipes podem ser
vistos também numa rede de televisão alternativa, Pseudo.com,
juntamente com trailers e entrevistas dos atores.
Se a moda pega, os estúdios terão encontrado uma maneira de
burlar a classificação da censura,
agradando ao mesmo tempo ao
público "mainstream" e aos alternativos. Podem exibir nos cinemas uma versão "família" dos filmes e complementá-la na Internet, com as cenas que ficaram na
sala de montagem. Levando a
idéia mais longe, poderia haver
um site que reunisse filmes e cenas que foram vetados por não
ser suficientemente comerciais.
A Lions Gate está promovendo
também um leilão de objetos usados no filme no Yahoo!, além dos
habituais bate-papos e entrevistas com os atores do filme.
Esses exemplos mostram que
Hollywood está começando a
usar a Internet de forma mais
agressiva, indo além das simples
brochuras animadas que costumavam ser os sites de divulgação
de filmes. "A Bruxa de Blair" conseguiu se destacar usando um literalmente um truque barato: um
site que fingia que a história do
filme era real. Isso acordou a indústria de cinema para a possibilidade de fazer muito barulho
com pouco dinheiro na rede.
E-mail do além
Mais tenebroso que os e-mails
do psicopata americano é o site
"Finalthoughts.com". E um portal
de auto-ajuda sobre morte, incluindo informações sobre seguro,
funerais, genealogia, doação de
órgãos e espiritualidade.
Nada mais estranho que um site
que se parece com milhares de outros, mas trata de um assunto tão
tabu. Clique no primeiro item e
descubra como lidar com perda e
tristeza. No segundo, planejamento de funerais; no terceiro, cuidados para o fim da vida.
Se nada disso interessar, o visitante pode clicar no "Testamento
Digital" e escrever e-mails que serão entregues à família e amigos
depois que ele morrer. Para isso é
preciso escolher um "anjo da
guarda" que notifica o site da
morte, e os e-mails então são
mandados para seus destinatários. Imagine o susto de quem recebe as mensagens póstumas.
E-mail: ercilia@bol.com.br
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