São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 2005

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Concorrência é "comemorada" pela L&PM

DA REPORTAGEM LOCAL

Mudanças no slogan da L&PM Pockets -"A maior coleção de livros de bolso do Brasil"- estão fora de cogitação no curto, no médio e também no longo prazo. A afirmação é do editor da casa gaúcha, Ivan Pinheiro Machado.
Responsável pela experiência mais bem-sucedida no segmento na história editorial brasileira, o editor "comemora" a chegada de companhias de grande porte no setor de bolso.
"Antes, quando me perguntavam por que eu usava o termo "maior coleção de livros de bolso do Brasil" se praticamente ninguém mais atuava no segmento, eu tinha de citar algumas editoras nanicas. Agora vou poder dizer que somos maiores do que a Companhia e a Record", ironiza.
Pinheiro Machado diz que a editora, que com sua versão "bolso" de "Dom Quixote" ultrapassou recentemente a marca dos 400 títulos, está engajada no projeto "rumo ao milésimo livro de bolso".
Segundo ele, quase 5 milhões de pockets já foram vendidos desde que a L&PM, empresa de mais de 30 anos, lançou-se na empreitada, em 1997.
O editor afirma que o preconceito foi, e continua sendo em pequena escala, o maior inimigo da venda do pocket no Brasil. "No primeiríssimo momento o preconceito era generalizado. Autores importantes não queriam seus livros em formato de bolso, livrarias não queriam vender os exemplares mais baratos, a imprensa os tratava como produtos menores e assim por diante. Vencemos todos os preconceitos, menos o da imprensa."
Segundo ele, a imprensa não consegue assimilar, por exemplo, a informação de que apenas 30% dos títulos de sua coleção de bolso é de clássicos em domínio público (que não paga direitos autorais). "Acham que só publico obras gratuitas."
Um dos títulos fora da faixa "domínio público" é o novo "xodó" da série, o volume "On the Road", do "beat" Jack Kerouac. (CEM)


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